quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Campanha pró parto normal


Queridas futuras mamães, queria fazer um apelo com relação ao tipo de parto. Descobri que a maioria das futuras mães preferem o parto cesária. Como serei mãe de segunda viagem, sendo o parto do meu primeiro filho normal e do segundo pretendo que seja também. Digo e afirmo que apesar das dores sentidas (receio de muitas mães), é só um dia! O parto normal é mais saudável para a mãe e para o bebê.

Coloco-me a disposição para falar da minha experiência (andrelis.2@gmail.com). Pois mesmo com uma certa dificuldade no parto, por ter feito preparação para o mesmo, correu tudo bem!

Fazer preparação para o parto ajuda muito! Aqui em Santa Maria é feito gratuitamente no Setor de Fisioterapia da UFSM, saiba mais informações pelo (55) 3220.8178.

Abaixo uma reportagem do Ministério da Saúde a respeito do assunto:

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o Brasil vive uma epidemia de cesarianas. A afirmação foi feita hoje (06), durante o lançamento da Campanha de Incentivo ao Parto Normal, em Brasília (DF). Temporão revelou que cada vez mais os casais têm a ilusão de que com o parto cesárea estarão simplificando o processo e de que ele é indolor e mais seguro. "Nós sabemos que o parto cesárea não indicado adequadamente pode gerar sérios problemas de saúde ao bebê e à mãe além de atrasar e interferir no processo de aleitamento materno, que é fundamental para a saúde do bebê", afirmou.

Levantamento encomendado pelo Ministério da Saúde demonstra que a cesariana já representa 43% dos partos realizados no Brasil no setor público e no privado. Analisando apenas as mulheres que utilizam planos de saúde, esse percentual é ainda maior, chega a 80%. No Sistema Único de Saúde, as cesáreas somam 26% do total de partos. Os dados são de 2006. O parto normal é o mais seguro tanto para a mãe quanto para o bebê. De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde, as cirurgias deveriam corresponder a, no máximo, 15% dos partos. O ministro disse que a meta do país é se aproximar ainda mais da meta da OMS.

A campanha começa a ser veiculada no dia das mães, no próximo domingo (11) e contará com a distribuição de folderes, cartazes, filmes para TV e gravações para as rádios com mensagens sobre o processo do parto normal e a sua importância. Os materiais contribuem, ainda, para esclarecer às futuras mamães que tudo tem o tempo certo e que o bebê também tem seu tempo para nascer.

"A cesariana tem indicações técnico científicas, se constitui em avanço da ciência para as situações de risco para a mãe e/ou bebê, mas tem sido comum a cirurgia ser marcada desnecessariamente, sem uma indicação precisa, o que aumenta as chances de complicações e morte para ambos", alerta o médico Adson França, diretor do Departamento de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde.

Os estados da região Sudeste registram os índices mais elevados de cesariana, totalizando 52% do número total de partos. A região Norte, por outro lado, registra os menores percentuais: 35%.

"No Sudeste, o modelo de atenção obstétrica vigente, com maior valorização do parto operatório está mais consolidado. Essa também é a região onde as escolas médicas tiveram papel preponderante de disseminação desse modelo. Na região Norte há um maior número de partos normais", comenta a coordenadora da área técnica de saúde da mulher, Regina Viola. No Amapá a prevalência de partos normais é de 75%.

A alta prevalência das cesáreas leva a uma série de prejuízos: para o bebê, para a mãe e para a gestão dos serviços de saúde. Estudos demonstram que fetos nascidos entre 36 e 38 semanas, antes do período normal de gestação (40 semanas) têm 120 vezes mais chances de desenvolver problemas respiratórios agudos e, em conseqüência, acabam precisando de internação em unidades de cuidados intermediários ou mesmo UTI Neonatal. Além disso, no parto cirúrgico há uma separação abrupta e precoce entre mãe e filho, num momento primordial para o estabelecimento de vínculo.

Para as mães, o parto cirúrgico apresenta mais chances de hemorragia, infecção no pós-parto e uma recuperação mais difícil, além de determinar custos mais elevados e desnecessários para a saúde pública e privada. "Por essas e outras razões, queremos incentivar as mulheres a reivindicar o direito de dar à luz por meio do parto normal, com autonomia, humanização no seu acompanhamento e segurança", afirma Adson França.

Um dos aspectos já identificados pelo ministério como causa para o aumento das cesáreas é o menor tempo de assistência médica necessária, em relação ao parto normal. Por isso, a campanha também sensibilizará os profissionais de saúde, as universidades e conta com o apoio das entidades médicas e científicas.

A falta de informação entre as mulheres também seria outro agravante, pois faz com que elas não participem dessa escolha e, mesmo que num primeiro momento expressem a vontade do parto normal (70%, segundo pesquisas recentes/MS), no decorrer do trabalho de parto, são convencidas por um ou outro motivo a aceitar o parto cirúrgico. Em várias situações ocorre o desrespeito ao protagonismo feminino, prevalecendo convicções pessoais do profissional assistente, nem sempre baseadas nas melhores evidências científicas.

O Ministério da Saúde também esclarece que cesáreas anteriores, gestação de gêmeos e fetos grandes não determinam, por si só, a indicação do parto cirúrgico.

Informe-se sobre o 'MAIS SAÚDE' acessando o hotsite do programa. Clique aqui

Mais informações
Atendimento ao cidadão
0800 61 1997 ou 61 3315-2425
Atendimento à Imprensa
(61) 3315-3580 ou 3315-2351

Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/noticias_detalhe.cfm?co_seq_noticia=46757

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Seja um Papai ou Mamãe Noel neste Natal!!!


ESPALHE ESSA IDÉIA- NATAL 2008.

Para o Natal 2008 (espalhe essa idéia)
Que tal fazer algo diferente, este ano, no Natal? Sim ... Natal ... daqui a pouco ele chega.
Que tal ir a uma agência dos Correios e pegar uma das 17 milhões de cartinhas de crianças pobres e ser o Papai ou Mamãe Noel delas?
Há a informação de que tem pedidos inacreditáveis.
Tem criança pedindo um panetone, uma blusa de frio para a avó...
É uma idéia.
É só pegar a carta e entregar o presente numa agência do correio até dia 20 de Dezembro.
O próprio correio se encarrega de fazer a entrega

DIVULGUE P/ SEUS AMIGOS:

Na vida, a gente passa por 3 fases:
- a primeira, quando acreditamos no Papai Noel;
- a segunda, quando deixamos de acreditar e
- a terceira, quando nos tornamos Papai Noel!!!

Fonte: Mensagem recebido pela internet.

Coleta de Lixo !!!

Estamos numa nova fase na nossa linda cidade de Santa Maria/RS e provavelmente outros municípios também tem tentado de alguma forma, diminuir ou terminar com o problema do lixo.

No caso especifico de nossa cidade, foram disponibilizados contêineres em alguns pontos da cidade para as pessoas coletarem o lixo e o caminhão posteriormente esvaziá-los. Mas este procedimento não tem uma semana e já temos contêineres pichados, derrubados, mudados de lugar... Enfim com toda sorte, ou digamos azar, de vandalismos.

Então faço aqui alguns apelos à população:

- Vamos fazer um esforço coletivo para que essa iniciativa dê certo, no início não será fácil se adaptar a nova situação, terão alguns inconvenientes, mas quem sabe com o tempo os benefícios desse procedimento não sejam maiores?

- Não atirar o lixo de qualquer jeito dentro dos contêineres, ensaque direitinho;

- Participe da coleta seletiva, assim diminuirá a quantidade de lixo do contêiner e também estará contribuindo para a diminuição dos lixões e aterros sanitários; colaborando na renda de famílias e ajudando a natureza com a reciclagem do lixo;

- Cada um fazendo a sua parte, não fica difícil!!! Vamos lá!!! Você consegue!!!

Coleta de lixo seletivo em Santa Maria/RS:

- Secretaria. Ambiental: (55) 3222.5068

- ASMAR: (55) 3218.1295


Participe!!! Faça a

sua parte!!! O planeta agradece!!!

Mais de 40.000 acessos!!!!

Estou super feliz ao comemorar mais de 40.000 acessos!!! Fico contente em saber que tantas pessoas acessam o meu blog, compartilham comigo das mensagens que deixo para ajudá-los a ter uma vida e uma casa mais harmoniosa para viver e principalmente cuidar no nosso lindo planeta!!!

Gaia - a Mãe Terra com certeza agradece todos os nossos esforços em ter um planeta mais lindo, cuidado e as pessoas agindo com amor no coração umas com as outras e com o próprio planeta!!

Plante a semente da conscientização!!! Nada de radicalismos!!! Tudo começa com a nossa própria atitude!!! Seja mais educado, amoroso, recicle seu lixo, consuma menos e cuide do seu planeta!!

Um grande abraço a todos e obrigado por partilhar comigo desse blog que é feito com tanto amor!!!

Andrea Leandro

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Saia do fundo do poço!!!


Cada um tem um momento de felicidade e tristeza que deve ser respeitado. A depressão, muitas vezes é o estado extremo de infelicidade e tristeza. Quando a pessoa chega nesse nível, precisa de nossa ajuda. Jamais descarte a ajuda médica, os tratamentos alternativos/complementares também são uma opção. Mais do que isso, pequenas atitudes podem auxiliar nesse processo:


- Cultive um jardim, preste atenção ao crescimento de uma planta e com isso, sinta o seu crescimento pessoal;

- Observe uma flor, suas cores, formas, texturas, sinta seu cheiro, tente entrar em contato com ela. Mesmo que não ouça ou veja nada, a flor já estará te fazendo um bem enorme;

- Pise os pés nos chão, troque energias com a terra. Sinta a sua textura e seu carinho. A Mãe Terra vai te acolher.

- Abrace uma árvore, conte seus problemas e mágoas para ela. Com certeza ela vai te ouvir silenciosamente e acolher seus sentimentos;

- Converse com um amigo, são pessoas especiais que estão do nosso lado e podem ser grandes apoios em momentos difíceis.

Enfim, conte com a natureza, é de graça, de fácil acesso e tem tanto a te oferecer, basta dar carinho e respeito em troca!


Acredito que você e a natureza agradecerão!



terça-feira, 11 de novembro de 2008

Para abençoar e proteger o seu carro


Antes de mais nada, tratar o carro com carinho, já ajuda bastante para que o rendimento seja melhor, que se crie uma boa energia entre você e seu carro. Para isso, nada de espraguejar dentro do dele. Sei que no trânsito é difícil, mas não é impossível!!


Então ai vai uma dica tirada do livro A Casa Mágica – Fortaleça seu Lar com Amor, Proteção, Saúde e Felicidade de Scott Cunningham e David Harrington da Editora Gaia. Nele você encontra dicas que unem o meu trabalho e o da nossa querida bruxinha do bem Gabriela Irygaray (www.dicadebruxa.blogspot.com). Ai vai:


Para abençoar e proteger seu carro, comece pelo físico: limpe-o de cima a baixo, por dentro e por fora. Na enxaguada final, acrescente uma infusão de uma erva protetora, como louro, alecrim ou endro, para esparramar suas vibrações sobre todo o carro. (Para fazer a infusão, coloque uma colher de sopa da erva em água fervendo. Deixe por 10 minutos, coe e use). Se seu carro for lavado profissionalmente, coloque a infusão misturada com água em um borrifador, coloque sobre o carro e seque-o”


Trate seu carro com carinho e garanto que ele vai retribuir!!!!


sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Curso Harmanização de Espaços

Curso:

HARMONIZAÇÃO DE ESPAÇOS


Aprenda a harmonizar os espaços na sua casa e/ou trabalho:

- Sala

- Cozinha

- Banheiro

- Quartos

- Escritório

- Demais dependências

- Utilizando técnicas específicas e uso de: florais, sprays, cristais, sons, cores, plantas, etc.

- Noções de Feng Shui


Este curso é para você profissional ou leigo que queira harmonizar o seu ambiente e viver de uma forma mais equilibrada !!!


Data: 07 Dez 08 (domingo)

Horário: das 9h às 18h (com intervalo para almoço)

Local: Kainnon – Terapias e Cursos

Ministrante: Andrea Leandro*


Mais informações e inscrições no:

Kainnon - Terapias e Cursos

Rua Venâncio Aires, 1934/302, 2º andar – Centro – Santa Maria/RS
Fone: (55) 3027.2505 ou (55) 8413.4208

E-mail: kainnon33@gmail.com


www.kaynnon.blogspot.com

www.harmonizacaodeespacos.blogspot.com


* Andrea Leandro fala todas às terças-feiras no Programa Espaço Aberto da Rádio Imembuí AM/960Hz no quadro Harmonização de Espaços (www.imembui.com.br)


Falta um mês, ligue, entre em contato, se informe, conto com a sua presença!!!


quarta-feira, 5 de novembro de 2008

I Encontro Nacional e II Congresso Internacional de Geobiologia e Bioconstrução

Em tempos de aquecimento global a preservação ambiental e a harmonia com o meio natural nos levam a mudanças de postura em relação à vida, a saúde e à habitação, onde tais fundamentos deixam de ser uma utopia alternativa, ou mesmo modismo, para se tornarem pré-requisitos em direção à continuação da espécie humana na Terra.
A Geobiologia e a Bioconstrução acreditam que qualquer edificação deve ser considerada como um ser vivo, e deve estar diretamente ligada aos ciclos naturais, de maneira a gerar, manter e restaurar a saúde e ordem natural dos acontecimentos biológicos e energéticos do Planeta Terra e principalmente dos seres que nele habitam.
Neste contexto torna-se fundamental que a troca organica e sistêmica de conhecimentos e técnicas de construção saudável e sustentável seja implementada em maior número, intensidade e qualidade possíveis para possamos criar um mundo melhor.

O BIOhabitar - I Encontro de Geobiologia e Bioconstrução e II Congresso de Geobiologia é uma iniciativa do IBG em parceria com a Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG, que pretende tornar o vinculo mais direto entre essas duas grandes ciências de criação de espaços saudáveis e sustentáveis - a Geobiologia e a Bioconstrução e tornar público e prático o acesso a este acervo de conhecimentos

O Encontro contará com 4 dias de palestras e work-shops de profissionais renomados na área da Geobiologia e Bioconstrução, considerando de grande responsabilidade social e ambiental a difusão de praticas construtivas saudáveis e sustentáveis.


Programação

Dia 11/12/2008
08 – 10h – Check in e inscrições p/ oficinas.

10 – 12h – Palestra Inaugural - Sustentabilidade, Uma Visão Global Tião Rocha (CPCD)

14 – 18h – Oficina Geobiologia – Técnicas de locação saudável de edificações Allan Lopes (IBG)
– Oficina Casa natural
Carlos Solano
– Oficina Saneamento Descentralizado (Wetlands Construídos) André Baxter
– Oficina Bambu – Estrutura Geodésica
Mônica Smits

18 – 19h – Abertura Cultural


Dia 12/12/2008

08 – 10h – Arquitetura de Terra Flávio Duarte e Marco Antônio (UFMG)
Sustentabilidade e Certificação
Karine Golçalves
.Tensegrity – estruturas naturais em tensão integral Paulo Kruger
Eletromagnetismo e saúde
Adilza Dode (UFMG)

10 - 12h – Alfatetura - Palestra geral – Projetando com o lado direito do cérebro Johan Van Lengen (TIBA) - à confirmar -

14 - 18h – Oficina Arquitetura de Terra – Construção de painel de Pau-a-Pique Flávio Duarte e Marco Antônio (UFMG)
– Oficina Certificação de Sustentabilidade para Edificações
Karine Golçalves
.Oficina Construção de estrutura (treliça espacial) em modelo Tensegrity Paulo Kruger
– Oficina Alfatetura
Johan Van Lengen (TIBA) - à confirmar -


Dia 13/12/2008
08 – 10h – Permacultura na Construção
Marcelo Bueno (IPEMA). – à confirmar -
– Paisagismo Sustentável Toni Backes
– Geometria natural – Formas e Funções na edificação -
Allan Lopes
– Geobiologia e Arquitetura Viva
Flávio Duarte (IBG)

10 – 12h – Palestra geral Civilização do Bambu Lucio Ventania (BAMCRUS)

14 – 18h – Oficina Permacultura Marcelo Bueno (IPEMA). – à confirmar -
– Oficina Jardins saudáveis e sustentaveis Toni Backes
– Oficina Geometria - Proporção áurea
Allan Lopes
– Oficina Geobiologia e Arquitetura Viva - Técnicas de medição de salubridade
Flávio Duarte (IBG)

20h – BIOfesta (local, programação e valores à confirmar)


Dia 14/12/2008

08 – 10h – Palestra geral Qualidade de Vida e Sustentabilidade Taquinho (UFMG)

10 – 12h – Oficina Selo Nacional de Eficiência energética em edifícios Roberta Vieira (UFMG)
– Oficina Geobiologia e Bioconstrução na América Andina
Ka Ribas
– Oficina Geobiologia – Materiais saudáveis para construção
Allan Lopes

– Oficina Teto Vivo Flávio Duarte e Bruno Azevedo

12 – 13h Encerramento cultural local

Local:

O BIOhabitar acontece entre 11 e 14 de Dezembro de 2008 nas dependências da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG em Belo Horizonte.

Endereço:

Rua Paraíba 697, Funcionários, Belo Horizonte.MG

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Cure a sua casa com o seu poder!!!!

A casa é nossa segunda pele, devemos cuidá-la com carinho. Assim como passamos hidratantes, protetor solar, fazemos massagem para cuidar nossa pele. Assim deveríamos fazer com o nosso lar.


Hoje em dia as pessoas acabam virando “papa cursos”, fazem, fazem cursos e não usam os conhecimentos adquiridos em prol da comunidade e muito menos em bem próprio.


Então sugiro aos navegantes, que se não querem navegar por mares ainda não desbravados, naveguem as águas amigas e familiares, isto é, seu próprio lar.


Quando fizer um curso, procure saber o que pode usar das informações adquiridas no seu próprio lar. Por exemplo:


- Curso de Reiki: pode usar a energia também no seu lar, nas suas plantas, nos seus animais de estimação. Quando aprender os símbolos de Reiki, a partir do nível 2, pode usar os mesmos para proteger seu lar. Além, é claro, de tratar as pessoas da sua família, amigos e/ou clientes.

- Curso de Cristais ou cromoterapia: Santo de casa pode fazer milagre, então, use o conhecimento no seu próprio lar.


E assim, por diante, tem tantos cursos maravilhosos. Se não sabe como iniciar, o que fazer, comece por seu lar. Ele merece toda a atenção, pratique com a sua casa. Então, verá os resultados maravilhosos que pode alcançar. A partir daí, decidir se vai continuar fazer cursos indefinidamente e não utilizar os conhecimentos. Ou sem ter medo de ser feliz, usar o seu poder pessoal e trabalhar o local que deveria ser o seu refúgio, seu local especial, o seu local de poder.