quarta-feira, 31 de julho de 2013

Voltando a rotina com as crianças



Embora o período de férias do meio do ano seja curto. Muitas vezes, é suficiente para alterar a rotinas das crianças. Quando voltam às aulas podem ter muita briga ou estresse para retornar ao cotidiano habitual.

Pequenos detalhes podem ajudar. Todo hábito vem de uma rotina estabelecida. Como escovar os dentes ou fazer pelo menos três refeições diárias.  Pode ser difícil no início, mas aos poucos todos vão se habituando. Se acostumar com o bem bom todo mundo gosta e se acostuma rápido – como no período de férias que normalmente não se tem muita obrigação com horários e as atividades consideradas mais prazerosas são em maior número.

Com a volta as aulas, as crianças precisam ter horário para dormir e levantar, fazer as refeições, tarefas escolares e lazer. Um item principal desse itinerário é o horário de dormir e a qualidade desse sono. Fazer a criançada ir cedo para a cama não é fácil, mas é preciso ter um horário pré-combinado com os pais. Depois tem que verificar como é o sono do seu filho.  Uma noite mal dormida vai refletir num dia mal aproveitado. Onde a criança terá dificuldades de se concentrar e fazer o que é habitual na sua rotina.

Cuidar o horário das refeições para que as crianças não tenham que comer correndo para não chegar atrasada na aula. Um ambiente e a alimentação saudáveis tornam esse momento bom para toda a família.
Quando a criança retorna ao lar depois da aula, seria interessante ela fazer um lanche e descansar um pouco antes de fazer uma tarefa ou outra atividade.

Lembre-se que seu filho precisa ter momentos de lazer também. Nem que seja olhar desenho, ler gibi, brincar ou simplesmente não fazer nada. Criança tem que brincar. Rotinas são práticas e necessárias no nosso dia a dia. O lazer traz cor para nosso cotidiano. E uma criança mais do que qualquer um precisa aproveitar essa fase da vida tão bela e peculiar que é a infância.


terça-feira, 23 de julho de 2013

Gurizada de férias - o que fazer 2?


As férias de julho, bem no meio do ano, são sempre pequenas e exigem muita criatividade para as crianças curtirem esse pequeno descanso. Claro que o que elas menos querem é ficar paradas. Nesse período normalmente os pais trabalham então os programas tem que sempre bem pensados.

No rol de atividades possíveis está:
- poder levantar mais tarde,
- ir no cinema,
- jogar vídeo game,
- visitar os amigos,
- ler gibi ou um livro de aventura,
- fazer uma sessão pipoca e olhar um filme em casa bem divertido com a turma ou em família,
- fazer um bolo com a mamãe ou a vovó,
- fazer passeios, quando possíveis, por parques, museus, clubes,
- fazer um acampamento na sala, se do lado de fora estiver muito frio,
- brincar, brincar, brincar e brincar.

O período é curto e a crianças já tem tantas responsabilidades durante o ano com a escola e atividades extras escolares, que uns dias de folga farão bem para a sua cabeça e para seu corpo.

Queridos pais, isso não quer dizer encher a agenda deles de atividades, mas que elas tenham opções.

Boas férias!!!


terça-feira, 16 de julho de 2013

Respeitar os alimentos!!!!


Vivemos num mundo fantástico, com uma natureza exuberante, e achamos que podemos dispor dela como queremos. Agir assim é irresponsabilidade. Precisamos sim é preservar e cuidar. O cultivo de alimentos, por exemplo, é importante para a população. Desde que não aconteça depredação e uso irresponsável dos espaços.
O que podemos fazer para contribuir com o equilíbrio são várias atitudes, entre elas evitar o desperdício de alimentos.
Respeitar os alimentos que nos sustentam todos os dias é respeitar o mundo a nossa volta. Então ai vão algumas dicas:

- Nunca vá ao mercado com fome. Assim tenderá a comprar mais do que realmente precisa.
- Observar a freqüência de uso de alimentos em casa e comprar de acordo com a sua necessidade e uso.
- Usar a regra – PEPS: Primeiro que entra, primeiro que sai. Os alimentos que compramos primeiro devem ser consumidos antes dos mais recentes. Por exemplo: Se comprou cebolas e ainda tem algumas em casa. Essas mais antigas devem ser consumidas primeiro para evitar que se estraguem logo.
- Procure servir no prato menos do que imaginou. Nunca sirva demais. Se for o caso, pode ser mais de uma vez, em pequenas quantidades.
- Temperar somente a salada que vai consumir.
- Reaproveitar restos de alimentos. Existem várias receitas nesse sentido. Pode fazer o famoso ‘mexido’ do que restou do almoço. Para dar um sabor a mais: fritar uma cebola e alho num fio de olho e colocar o resto que sobrou como arroz, feijão, carne picada, batata e assim vai.
- Aproveitar a água do cozimento de legumes como o brócolis e usar depois no arroz, por exemplo. Os talos de várias plantas como a couve picados podem ser usados em ensopados ou refogados.
- Sobrou pão, que tão fazer um pudim?
- Caso esteja disposto ainda pode fazer uma composteira com os restos de alimentos. Evitando que restos de comida vão parar nos lixões. Existem opções de prontas e para montar. Pesquise e encontre a que se encaixa na sua disponibilidade.

Além de fazer uma boa economia, ajuda a natureza evitando desperdício de alimentos. Tenha essa bela atitude e a mãe natureza e o seu bolso vão agradecer!!!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Minhas lembranças...




A história de cada pessoa tem suas nuances, seus detalhes, simples, delicados, bons de lembrar, às vezes nem tanto. E o lugar mais propício para ser o nosso museu particular é a nossa casa. Exposto na sala, no quarto ou na cozinha temos objetos, fotos, imagens, móveis, etc. que nos remetem a momentos especiais da nossa vida. Recordando períodos e pessoas marcantes.

O que acontece normalmente, é que esses objetos/lembranças ficam espalhados, guardados ou amontoados em cantos. Ao invés de trazer encanto ao lar, trazem transtorno e acumulo de sujeira. Então, que tal criar um recanto especial para suas lembranças?

Selecione entre suas coleções ou lembranças as que são mais significativas e as exponha de tal forma que sejam vistas. Use a criatividade! Você mesmo pode fazer molduras reciclando materiais ou mandar fazer quadros fechados ou não com vidros para expor as suas lembranças.

Você pode fazer a parede das recordações ou ter uma estante para expor aqueles mimos que para você são troféus de momentos especiais.

Visualize a sua casa, se você tem objetos demais, por exemplo, troféus, medalhas que estão na estante. Vá conferir se não estão cheios de pó ou teias de aranha. Sinto muito, nesse caso, está relegando o valor que esses triunfos tem na sua vida. Que tal colocar num local de destaque, mas protegido da poeira como uma estante de vidro?

Tem coleção de objetos que fizeram parte da época que trabalhou em algum lugar ou estudou ou fizeram parte de algo importante em sua vida. Que tal colocar num quadro e junto um ou mais fotos que lembrem esses momentos.

Caso não queira expor demais suas lembranças, pode colocar esses expositores no seu escritório ou sala mais íntima da casa. Só ponha no quarto se for solteiro ou no quarto do casal se o cônjuge não se importar. Por que o quarto do casal é um lugar que tem que trazer aconchego e boas lembranças para o casal e não só um deles e deixar o outro irritado. Uma atitude assim, pode trazer desconforto e brigas entre o casal.

Muitas vezes, não importa a quantidade de objetos, mas o que representa para você estar perto deles. As boas lembranças ou sentimentos que trazem. Quando existem excessos pode representar um desequilíbrio. Sugestão: guarde aquilo que realmente é importante para você e doe o resto ou venda. Fazendo outra pessoa feliz! Numa corrente do bem, a energia beneficiará ambos os lados.

Existem muitas formas criativas de mostrar as suas lembranças ou objetos que te trazem algo de bom. Abaixo algumas imagens retiradas da internet.




domingo, 7 de julho de 2013

Relaxando na Rede: Labirintos

Relaxando na Rede: Labirintos: O labirinto é um símbolo ancestral utilizado para meditação e orações que une um círculo a uma espiral, formando um caminho que representa ...

terça-feira, 2 de julho de 2013

Aniversário do blog Harmonização de Espaços!


Faz 6 anos que comecei a publicar no meu principal blog – Harmonização de Espaços. Como gosto de dizer, sou uma mãe blogueira. Tenho vários blogs, gosto muito de todos, e me dedico a eles na medida do possível. Este, em especial, pelo menos, todas as semanas alimento com as dicas que dou no programa Espaço Aberto da Rádio Imembuí (www.imembui.com.br). Todas as quartas-feiras.

Procuro sempre dar sugestões que sejam simples e que as pessoas possam aplicar em seus lares. Tornando o processo de harmonização e equilíbrio mais próximos da realidade. Para um lar estar em harmonia é preciso um equilíbrio em como o ambiente está organizado, as energias que nos circundam e principalmente como as pessoas se relacionam. Enfim, se são felizes no seu lar.

Uma casa organizada facilita o dia a dia. Num lugar assim, não existe o conflito e brigas para achar a meia perdida ou o livro da escola. Mas nada de exageros. Um pouco, mas um pouco eventual de bagunça faz parte. O exagero gera rigismo. E isso, não faz bem nem para a casa e nem para quem vive nela. Os relacionamentos ficam tensos.

Existe uma complexidade de itens que podem influenciar a salubridade de nosso lar e principalmente de nossa saúde. O termômetro para saber se nossa casa é saudável é a saúde das pessoas que vivem dentro de casa e se os relacionamentos representam laços de harmonia e amor.

Precisamos ter em mente que a limpeza traz salubridade ao ambiente, mas sem exageros, lembrando do provérbio britânico: ”Uma casa tem que ser limpa o suficiente para ser saudável e suja o suficiente para ser feliz.” Limpar somente onde passa a procissão, pode ser eventual. Mas os cantos e recantos fazem toda a diferença. Energias nocivas acabam se acumulando onde demoramos para limpar ou estar. Mesmo ambientes pouco usados da casa precisam de atenção eventual.

Utilizar talismãs, plantas, cristais, chafariz, etc. são elementos validos para harmonizar o ambiente. Cada coisa tem um lugar especial. Por exemplo: Itens de proteção precisam estar principalmente na entrada ou nos fundos do lar, como a planta Espada de São Jorge. Novamente, é bom alertar, evitar o exagero. Quanto mais conexão você tiver com os elementos de harmonização mais eles agirão neste sentido.


Lembre-se tudo é energia! A maneira como lidamos e respeitamos o mundo a nossa volta, resultarão na qualidade de vida que teremos!