terça-feira, 26 de novembro de 2013

Arrumando a casa para a chegada do natal!


Arrumando a casa para a chegada do natal!!!

Estamos bem perto da data que as pessoas começam a arrumar seus lares para o natal e as festas de final de ano. Alguns já até fizeram como eu. E outros deixam para última hora. Mas o que importante nesse momento. É justamente a alegria de dar um carinho para a casa e para a família.

Alguns pontos são importantes a serem observados antes de começar a decoração:

- Antes de sair comprando novos enfeites ou luzinhas. Verifique o que já tem. Como a decoração é anual pode ser que já tenha comprado o necessário no ano anterior e não recorda. Claro, que sempre é legal comprar pelo menos um enfeite novo para a árvore de natal.
- Verifique se as lâmpadas e a fiação estão em bom estado. Cuide para colocar as lâmpadas de acordo com o local devido. As que desejar colocar do lado de fora da casa tem que ter condições para isso.
- Convide seus filhos para ajudar na decoração da árvore de natal. É um momento marcante para eles.
Para entrar no clima das festas. Pode colocar música natalina, ligar as luzinhas e encher o coração de compaixão. Além de doar o que está a mais no seu guarda-roupa ou brinquedo dos seus filhos. Pode também dar alguma ajuda para uma instituição de caridade. Doando alimentos ou um tempinho para ajudar aqueles que precisam.

Decorar a casa para o natal é uma forma de mexer na energia do lar. Isso faz bem para qualquer lugar. Faça com carinho e essa energia vai se impregnar nas paredes. Isso é tudo que queremos: energias boas e renovadas para o lugar que é nosso recanto e onde tem o que de mais precioso temos neste mundo – nossa família!


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Meu quarto, meu mundo



Meu quarto, meu mundo

Temos uma série de compromissos, atividades, tarefas para fazer diariamente. O lar normalmente é nosso refugio.  E dentro de casa temos um cômodo especial para recarregar as baterias – nosso quarto.
O quarto seria uma das peças da casa mais importante ser saudável. É onde ao adormecer recarregamos nossas energias. Uma noite bem dormida não tem preço. Quem dorme mal sabe o quanto isso reflete no desempenho no dia a dia.

Boa iluminação e ventilação são itens básicos. Ter um colchão de qualidade. Roupas de camas limpas e confortáveis. Se possível de algodão. A cama ser de madeira e não metálica. Tornam o ambiente mais saudável.

Além disso, outros itens são importantes para tornar o quarto aconchegante e saudável:
- Evitar as cores como: azul (se tiver tendência a depressão), amarelo (ativa o intelecto) e o vermelho (estimulante). Use cores claras, tons pasteis e use e abuse dos acessórios que podem ser trocados.

- Tenha fotos, imagens e objetos que te trazem algo de bom. Deixe a vista de um ângulo que possa ver ao adormecer e ao acordar. Sendo um estimulo gratificante.
- Evite a parafernália eletroeletrônica no quarto. Se possível longe da cama ou pelo menos da sua cabeça.

O quarto tem que ser um lugar que acolhe, aconchegante e gostoso de estar. Precisa abraçar e dar o colo que precisamos para deitar a cabeça e realmente descansar e não mais um fator de estresse. Pense nisso ao decorar o seu quarto ou de seus filhos.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Um toque especial!


Um toque especial
O nosso lar é o lugar que recarregamos nossa energia. Mas para poder ter esse poder precisa estar com uma boa energia. Com algumas exceções energéticas que precisamos de um especialista para ajudar. Existem alguns detalhes que você mesmo pode providenciar.

Assim como nós precisamos do ar para respirar, nossa casa também, isso é, o ar precisa circular. Para isso, abrir as janelas. Se for um cômodo com poucas aberturas, colocar um ventilador ligado eventualmente para movimentar o ar. Pode até ser um ventilador de teto. Colocando no modo exaustor pode puxar o ar de fora para dentro de casa. Sinos de vento nos cantos ajudam a energia circular. Mesmo que você mesmo tenha que movimentá-lo de vez em quando.
Caso a vista da sua janela não seja lá muito agradável. Um quadro com uma bela imagem pode fazer a diferença. Do contrário, se tiver uma bela vista, pode colocar um espelho numa posição tal que traga a imagem para dentro de casa.
O visual ajuda muito a relaxar a mente. Um local sem muita bagunça, com imagens harmoniosas ajudam nesse quesito.

Quanto mais luz natural melhor. Quando não é possível, posicionar bem as luminárias para cumprirem sua função. Se for ler, precisa ter uma boa iluminação. Se quiser relaxar, pode ser uma luminária acessa e criar um clima aconchegante.
Cada pessoa tem seu estilo. Não precisa ter toda uma parafernália em casa para se sentir melhor. Olhe ao seu redor, e com o que tem arrume de tal forma que se sinta bem. Caso necessite comprar algo, anote, pesquise preço e quando for possível adquira. Sem a necessidade de desperdício.

Outro detalhe: deixe à vista aquilo que traz boas lembranças ou que remeta a sua mente alegria e felicidade. Entre tantos detalhes que podem fazer bem. Chegar em casa e se sentir bem não tem preço. É privilegio!
Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Sensações: o melhor termômetro.


Todos nós temos sensibilidade para perceber os ambientes. Alguns com essa característica mais desenvolvida que outros. Seja o visual agradar ou os aromas. A verdade é que os ambientes tem a sua marca e sua energia própria.
Podemos mudar essa energia: limpando, organizando, decorando, utilizando técnicas especificas de harmonização como feng shui, geobiologia, vastu shasta, etc.
Importante é saber como você se sente nos locais. Independente de ser sensível ou não. O lugar traz desconforto, segurança, sensação de alienação, desordem, etc.? Quem é de fora percebe mais coisas do que a gente que se acostuma com o ambiente. E principalmente quando não estamos bem, nem percebemos o ambiente tumultuado que muitas vezes pode estar.
Por exemplo: um ambiente harmônico a energia flui serenamente. Você consegue andar sem ter tralhas no caminho. Não se sente sufocado, o ar circula livremente, é bem iluminado ou tem a iluminação adequada, é aconchegante, confortável. Em resumo: você se sente bem!

Claro, que tem vários detalhes que podem ajudar a tornar um ambiente agradável ou de acordo com a energia propicia para ele. Uma sala de aula precisa ajudar o aluno a focar nos estudos: cadeiras confortáveis, iluminação adequada, cores como o amarelo que ajudam a ativar o intelecto. Pode ter imagens de mandala que ajudam a mente a focar. Pois uma das palavras chaves para quem estuda é FOCO.
Já um escritório de advocacia, tem o perfil para transmitir seriedade e segurança para o cliente. Então, é preciso cores firmes. Imagens que transmitam segurança como um quadro com montanha, numa posição visível para o cliente.

Um local que lida com cura a cor verde clara pode ajudar a entrar nesse clima. Num ambiente limpo e clean.
Na dúvida peça para um amigo ou mais irem ao seu escritório, local de trabalho ou até sua casa e peça para dizer sinceramente como se sente. Pode se surpreender com as respostas. Então, poderá confirmar o que já sente ou então fazer uma analise mais minuciosa e procurar formas de harmonizar o ambiente de acordo com a vocação dele:
- Lar: aconchegante

- Escola, biblioteca: foco no estudo
- Escritório de advocacia: segurança e estabilidade

- Consultório médico ou de terapias que visam a cura: salubridade
Enfim, cada ambiente tem a sua vocação e uma energia propicia. Podemos sempre inovar. Por isso, temos os visionários e os empreendedores. Surpreenda com algo novo, mas harmônico ou encontre o ponto de equilíbrio seja da sua casa ou ambiente de trabalho.