terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Banheiro - revelador da saúde



Banheiro - revelador da saúde

O banheiro é um cômodo da casa muito importante e na maioria das vezes relegado e até desprezado. Neste recinto podemos saber mais sobre nossa saúde do que qualquer outra peça da casa.

Dentro da ideia de que mudanças queremos para o ano que está nascendo. O banheiro pode ser um aliado no quesito saúde e aparência.  Desde observar os dentes na escovação, como está a evacuação, higiene do banho, cuidado com as unhas, cabelos, etc. São vários itens que se concentram nesse pequeno recinto. Com grande importância e normalmente a menos peça da casa. Portanto, tamanho não é qualidade, mas é importante observar como cuidamos dessa área.

É muito importante que o banheiro seja bem ventilado. Local que acumula muita umidade. Onde nos expomos e ficamos expostos a várias bactérias se o local não tiver uma boa limpeza. Nada de exagero, mas também não precisa ser tratado com desleixo.

Evite o acumulo de produtos de beleza e maquiagem. Justamente por ser um local que acumula umidade pode alterar o período de validade dos produtos. Faça um faxinão. Retire tudo e só coloque de volta o que realmente usa e está com um bom prazo de validade.

Não aconselho guardar perfumes no banheiro. Altera sua composição pela exposição a mudanças de temperatura e umidade.


Aproveite o momento íntimo. Só seu no banheiro para se observar. Seja honesto consigo mesmo. Se cuide com carinho. Trate seu corpo com carinho. Sua saúde depende disso. E com certeza vai refletir na sua aparência. Uma pessoa saudável e feliz é muito linda!!!! 

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Rotina volta às aulas



Rotina volta às aulas

Todo início de ano letivo é uma mudança na rotina da casa. Para esse momento não virar um estresse geral. Podem-se tomar algumas atitudes para facilitar o dia a dia tornando-o mais prático.

É importante tudo ter o seu lugar certo: uniforme, livros, local de estudo, mochila, etc.

Na rotina do estudante precisa ter horário para estudo e descanso. Assim, como local apropriado para tanto.

Você pode colocar num mural e/ou na porta da geladeira ou num lugar que fique bem acessível e visível os horários e atividades semanais importantes para o aluno. Sempre antes de ir para a aula conferir essa agenda de horários. Verificando se tem o material de acordo e adequado para a aula daquele dia. Muito útil para saber quais livros e cadernos usar naquele dia (assim a mochila não precisa ir lotada) e algum material obrigatório.

Verificar sempre antes de a criança ir para a aula se tem todo o material escolar e o lanche na mochila. Ao chegar em casa também é bom estabelecer uma rotina. Por exemplo: lanche, descansar, fazer a tarefa e estudar um pouco por dia cada matéria. Ajuda a fixar o conteúdo aprendido.

O próprio cardápio de lanches pode ter um planejamento semanal. O que ajudará na elaboração da lista de compras da família quando precisar ir ao mercado.

Bom retorno as aulas!!




terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Novos hábitos na alimentação



Novos hábitos na alimentação

Todo ano a mesma coisa. Querer emagrecer tantos quilos. Mas chegando na hora do vamos ver? Além de não ter emagrecido. Ainda engordou. Motivos mil para justificar todos tem. Quem sabe mudar pequenos hábitos possam ajudar. O que acha?

A desculpa da vida corrida. Acaba justificando os péssimos hábitos alimentares. Fast Food, comidas gordurosas, além de não termos tantos alimentos orgânicos e realmente saudáveis a disposição.
Para emagrecer é muito importante estar disposto a mudar alguns ou vários hábitos, que tal as sugestões abaixo:

- Busque a ajuda de nutricionista que poderá ajudar a montar uma dieta adequada com as suas necessidades.

- Planeje suas refeições. Fazendo as 3 refeições principais e lanches nos intervalos. Lembrando que a refeição da manhã vai te dar energia para suportar seu dia cheio de atividades. E que a janta deve ser leve para não atrapalhar o seu sono.

- No almoço monte um prato bonito e bem colorido. A visão ajuda. Lembre que quanto mais colorido mais saudável (com verduras e legumes) e não biscoitos e enlatados. Ok?

- Pratos quadrados e na cor azul diminuem a vontade comer. Cores quentes estimulam a comer rápido. Evite essas cores na sua mesa, como o vermelho.

- A ansiedade estimula a comer mais e rápido. Você demora a se sentir saciado e come mais. Então, medite, respire, ou em momentos de ansiedade coma uma cenoura crua, por exemplo. É crocante, saudável e ainda ajuda a ter um bronzeado mais bonito!

- Mantenha a tentação longe dos olhos e das mãos. Não compre ou adquira menos enlatados ou alimentos processados. Procure ter mais frutas e lanches saudáveis ao seu alcance. Coma devagar.

- Acostumamos nossas papilas gustativas com os produtos processados. E não valorizamos os alimentos naturais e saudáveis. Procure observar o sabor dos alimentos. Coma devagar. Dará tempo do seu cérebro processar que está satisfeito e você não terá tanto necessidade de comer mais.


Ao se alimentar melhor a sua saúde vai agradecer! Não exagere na quantidade de quilos que quer perder. Procure, perder um pouco de cada vez. Pequenas mudanças de atitude podem fazer a diferença. Não esqueça que para emagrecer não é só colocar um “zíper” na boca. É preciso fazer atividade física e manter uma rotina mais saudável.