terça-feira, 28 de abril de 2015

Uma pequena ação pode desencadear grandes mudanças


Palestra: Selo Casa Saudável em Santa Maria/RS


Palestra: Selo Casa Saudável em Santa Maria/RS
(gratuita)

Apresentação da Certificação Selo Casa Saudável e do Programa Estudante Saudável em Santa Maria, RS, no dia 15 de maio, na UFSM. Clique para informações: http://www.hbcertificate.com/?p=1826


O Selo Casa Saudável é a primeira certificação que se ocupa da relação dos ambientes construídos com a saúde dos seus usuários. Especificamente, certificamos projetos, ambientes construídos, profissionais, produtos e processos de manutenção, sempre relacionando a capacidade de ação de cada uma dessas modalidades com a saúde dos usuários dos espaços construídos.

Mas como se dá esse processo?

E a qual público se destina?

Mas como um projeto ou produto pode ser saudável?

E sobre quais critérios se atribui a saudabilidade do Selo Casa Saudável?

E como eu posso me tornar um profissional certificado?

Posso submeter meus projetos sem ser profissional certificado?

E minhas obras em andamento?

Essas e outras perguntas serão respondidas nesse evento gratuito! Evento grátis!! Participe!!!

Data: 15 Mai 2015

Horário: 17h00 (duração em torno de 1h30)

Local: Auditório do Centro de Tecnologia da UFSM – Av. Roraima, 1000, Anexo C, 2º andar. Santa Maria/RS

Ministrante: Allan Lopes (www.allanlopes.com.br)

Biólogo da Construção, ou médico de casas.
Atua como consultor para espaços construídos ou que virão a existir.
Estudou Biologia na UFJF e Geobiologia ou Biologia da Construção na Espanha e EUA.
Há mais de 15 anos assegura que as casas possuam saúde e energia para que seus habitantes possam preencher seus potenciais de vida.
A partir de 2002 começou a ministrar cursos de capacitação em Biologia da Construção e suas áreas correlatas, como Jardins e Construção Sustentável.
Seus anos como consultor e professor o levaram naturalmente a desenvolver uma linha de produtos para detecção e correção de anomalias das edificações, comercializados por sua empresa Casa Saudável.
É co-Autor do Livro Biologia da Construção – A Arte do Bem Sentir, juntamente com Juan Saez. Esta obra se encontra na sua terceira edição brasileira.
É fundador e Presidente do Instituto Brasileiro de Biologia da Construção (IBG).
Idealizou e organizou, nos anos de 2006, 2008 e 2012, os dois primeiros Congressos Internacionais de Biologia da Construção, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e São Paulo, respectivamente.
Professor em cursos livres, no programa Estudante Sustentável IBG – UFMG (2007 a 2012), e como professor convidado nos Institutos IMA-BA – Instituto do Meio Ambiente do Governo da Bahia, Tibá – Instituto e Tecnologia Intuitiva (RJ), ANAB – Associação Nacional de Arquitetura Bioclimática (SP), Perau do encanto (RS), CPCD (MG), UFV (MG), dentre outros.
Colunista do site Personare.

Inscrições: Andrea dos Santos Leandro - andrelis.2@gmail.com ou (55) 9632.1828


Feng Shui para acumuladores

FENG SHUI PARA ACUMULADORES

Saiba como organizar espaços entulhados e permitir que a energia flua melhor
Por: Andrea dos Santos Leandro
 
Imagem: Dollar Photo Club
Feng Shui é uma técnica chinesa de harmonização de ambientes, em que é priorizado o bom equilíbrio e a circulação da energia, também chamada de Chi. Quando o espaço é atulhado ou mal organizado, a circulação da energia é prejudicada, criando o Sha Chi - uma energia negativa que não é saudável.
Sugiro um exercício: faça um passeio pela sua casa e observe como estão os ambientes. É possível circular de forma a não esbarrar nos móveis ou objetos espalhados pelo chão? Os armários não estão abarrotados de objetos, roupas ou livros?"faça um passeio pela sua casa e observe como estão os ambientes. É possível circular de forma a não esbarrar nos móveis ou objetos espalhados pelo chão? Os armários não estão abarrotados de objetos, roupas ou livros?"
Ou, além de atulhados, eles estão cheios de pó? Com certeza isso não fará bem para a sua saúde. Projetando no seu dia a dia, na mesma proporção em que a sua casa está atulhada, assim também pode estar a sua vida.

REORGANIZAR OS AMBIENTES FAZ COM QUE A ENERGIA CIRCULE

Mais importante que organizar é manter organizado. Muitas vezes nos tornamos acumuladores ou colecionadores, seja pela organização não fazer parte das nossas qualidades, seja como forma de fuga, seja por gostarmos muito de algo e não conseguirmos nos conter, comprando em demasia... A diferença entre colecionador e acumulador pode ser muito sutil. Para a sua vida não virar um caos com excesso de objetos, confira as dicas a seguir:
- Adora algo em especial, como pinguins de geladeira? Reserve um local especial para eles em seu lar. E não lote a casa inteira com eles. Quando chegar a um limite, comece a doar ou dar de presente, e, se possível, procure saber qual a razão por eles chamarem tanto a sua atenção. Pode pesquisar o simbolismo do animal e identificar-se com ele ou algo que ele representa. Isso lhe traz recordações de momentos especiais ou de alguém?
- Em vez de acumular lembranças de viagens, quem sabe montar um álbum de fotos e deixar apenas alguns souvenires à mostra, aqueles considerados especiais? Quando existe excesso de objetos expostos, além de criar uma poluição visual, não há o destaque para rememorar o momento a que eles remetem. As peças escolhidas podem ficar em prateleiras ou organizadas em um mural, como um ?minimuseu? particular de boas lembranças.
- É um aficionado por miniaturas? Organize-as num armário de vidro. Se elas ficam ao ar livre, imagina o trabalho para tirar o pó de todas! Ao criar um padrão, seja organizando por tipo, cores, modelos ou tamanhos, a sua coleção fica mais bonita e fácil de apreciar.
Livros são itens muito especiais e, dependendo do caso, delicados. Se você os ama e não quer passá-los adiante, verifique o espaço que tem em casa para organizá-los. Pode ser por tamanho (fica mais bonito esteticamente) ou por assunto (facilita as pesquisas). Utilizando os dois critérios - arrumando por assunto e altura -, por exemplo, é possível deixar ainda mais organizado. Existem livros que perdem a validade e não têm utilidade nenhuma, como alguns códigos jurídicos que são atualizados anualmente. Nesse caso, você pode descartá-los para a reciclagem. Outra sugestão: deixe à mão os livros que mais consulta ou gosta de ler. Uma estante forte e com portas de vidro protege os livros da poeira e do tempo.
Evite ter pilhas de livros do lado da cama, pois poderá se sentir pressionado a ler, e essa sensação pode atrapalhar o seu sono."Evite ter pilhas de livros do lado da cama, pois poderá se sentir pressionado a ler, e essa sensação pode atrapalhar o seu sono."
Se este for o único espaço disponível para eles, organize-os em uma estante e mantenha-os sempre limpos .
- Alguns tipos de coleções especiais como camiseta de times, discos antigos ou objetos específicos podem exigir um grande espaço ou condições especiais de armazenamento. Paixão não se discute! Nesses casos, procure ser coerente. Lembrando que, ao guardar em grande quantidade, você pode prejudicar o bom andamento da rotina da casa. Então, avalie o que vale mais a pena: harmonia familiar ou dedicação excessiva a uma coleção? Se for o caso, encontre outros fãs para trocar peças ou crie um museu para que outros possam usufruir da sua paixão. Pense na vantagem de todos poderem acessar outros itens da sua coleção!
Pratique o desapego. Além de beneficiar o ambiente - há menos energia estagnada e mais material que poderia ser aproveitado por outros, mas que atualmente está parado - e a sua mente, pois oxigena os pensamentos, desentulhar pode fazer bem até para o seu bolso: você não terá que gastar providenciando um lugar maior para o excesso de coisas/coleções. E poderá encontrar roupas novas ou pouco usadas quando reorganizar o guarda-roupa. Por fim, ao doar, você ajuda outras pessoas que se sentirão felizes com a sua boa ação.
Ciente de que os excessos podem prejudicar o bom fluir das energias na sua casa e na sua vida, você pode seguir as dicas e manter o seu hobby ao mesmo tempo.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Ler – Passaporte para a Imaginação


Ler – Passaporte para a Imaginação

No próximo final de semana começa a Feira do Livro de Santa Maria/RS. Para pessoas como eu que amam livros é um evento muito aguardado.

Ler, principalmente um livro, é como ganhar um passaporte para mundos, momentos e aventuras que cada mente delineia do seu jeito. O autor quando escreve tem um contexto. E o leitor como sua interpretação ao ler cria novas nuances e detalhes da história. Tornando-a mais rica.

Atualmente estão na moda os livros de colorir. Tanto agradam crianças quanto adultos. Eu entrei nessa onda. Para os crescidinhos como eu, é um retorno a infância. Um momento de distração e concentração. Não deixando de ser uma terapia. Ao pintar você dá a sua interpretação aquele cenário. Pode até criar histórias imaginarias para preencher o contexto do desenho. É como fazer um livro ao contrário. Primeiro desenha (ou pinta) e depois escreve a história. Um exercício para sua imaginação.

Seja numa livraria, feira de livros ou sebo. Entre e se delicie com a quantidade de títulos que você pode adquirir ou admirar. Deixe-se guiar pela intuição ou pela indicação de um amigo. Ler faz bem para a alma.  Abre a mente e dependendo do livro acalenta o coração. Esteja você enfermo ou não. Sozinho ou não. O livro é um grande companheiro. Seja na fila do banco ou no banco da praça. Se delicie com o prazer da leitura, aperte o cinto e boa viagem na sua imaginação!

BOA LEITURA!!!






quarta-feira, 15 de abril de 2015

Pintando sua parede com maior qualidade



Pintando sua parede com maior qualidade

 Ontem assisti uma palestra sobre patologias de tintas, ministrada por Alberto Lotz na Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Santa Maria (SEASM). Destacando o cuidado que devemos ter com a parede que se vai pintar e o tipo de tinta adequado para cada ambiente.

Um dado importante destacado - em geral (exceto projetos muito específicos) a maior superfície que se tem nos ambientes são as paredes. Portanto, onde poderão ter a maioria dos problemas.

Para evitar retrabalhos e muitos gastos ao longo do tempo. A parede antes de ser pintada tem que ser cuidada e reparada com muita atenção e “carinho”. Tanto fisicamente quanto energeticamente isso vai refletir na qualidade e na permanência de uma parede saudável e preservada por muitos e muitos anos.

Para uma boa pintura são necessários materiais adequados e de qualidade e profissionais preparados. Evita-se desperdício e reparações seguidas na pintura. Alguns itens levantados na palestra que salientam essa preocupação:
- Seleção inadequada de produtos
- Preparação inadequada de superfície (a grande maioria das reclamações)
- Condições ocultas na superfície (problemas diversos que podem não estar aparentes numa primeira observação – qualidade dos materiais, infiltrações, etc.)
- Falta de acabamento

As fases para uma boa pintura:
  1. Preparação (lixar, raspar, remover partes sólidas, remover partes soltas, tratar fissuras e rachaduras)
  2. Selecionar o fundo
  3. Massa (se for necessária). Aqui vale uma dica importante:
    1. Massa acrílica (parede terá contato com água. Ex.: parede externa e banheiro na parte interna)
    2. Massa corrida (superfície que não terão contato com água ou muito pouco contato).
  4. Acabamento

Lembrando que além de cuidar como será a pintura da sua casa. A escolha das cores é muito importante. Locais de descanso: procure utilizar cores leves e locais de convício podem ter cores mais fortes. Podendo ser apenas destaque em uma parede.

Quando for comprar suas tintas, converse com o vendedor e/ou pintor para levar em consideração:
- local é bem iluminado com luz natural (ideal). Possui várias aberturas e recebe bastante luz natural. Será um tipo de tinta.
- local precisa ficar mais bem iluminado (tem tintas que ajudam a refletir melhor a luz e aumentar a luminosidade).


As cores são vitaminas energéticas. Procure escolher a cor com cautela e qualidade da tinta com critérios. Adquira produtos sem elementos tóxicos ou que contenham o mínimo possível.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Fotografias – Memórias impressas



Fotografias – Memórias impressas

Eu sou uma apaixonada por fotografias. São como memórias impressas no papel ou no arquivo do computador. Hoje se pode ser fotógrafo amador e fazer lindas fotos com truques ou programas de computador para ajudar a embelezar ou enfeitar as imagens.

As fotos tem um papel importante na vida das pessoas. São registros de momentos - sejam banais ou especiais. É gratificante olhar uma foto e lembrar os eventos que envolvem o momento que a foto foi tirada. Não é só a foto em si, mas tudo que a envolve que a torna especial.

Atualmente com o advento das fotos digitais pode se ter uma infinidade de fotografias. Optando por guardar digitalmente ou imprimir. Em geral, as pessoas não imprimem a maioria das fotos que tiram. Algumas até fazem questão. Faço então uma sugestão: a cada ano ou seis meses escolha algumas fotos que considera especiais e monte um álbum de recordações.

Ou monte um álbum diferente em família. Existem belas opções em livrarias de cadernos grandes com folhas sem pauta. Você pode imprimir fotos, recortar e colar e escrever detalhes. Fazer montagens. Por exemplo: numa ida ao cinema tiram uma das famosas selfs e cola junto o tíquete do filme e coloca um comentário sobre o filme. Com a participação de todos fica mais divertido.

Ao expor as fotos na sua casa. Disponha aquelas que trazem boas lembranças. Pois são recados conscientes ou inconscientes para sua mente. Detalhe a se considerar: alegria lembra alegria e felicidade e tristeza lembra tristeza. Então, que tipo de memória quer impor ao seu lar?



segunda-feira, 6 de abril de 2015

Curso de Geobiologia Avançado - Prática de Consultoria - Santa Maria/RS


Curso de Geobiologia Avançado - Prática de Consultoria - Santa Maria/RS

Neste curso avançado iremos aprender técnicas de consultoria e harmonização de espaços usando a Geobiologia em sua forma mais sutil.

O local para este curso é sempre uma casa onde iremos aprender os temas aplicando-os diretamente à prática a prendendo a transformar a energia dos lugares pra gerar mais saúde e bem estar para seus moradores e usuários.


Compartilharemos técnicas de harmonização dos espaços bem como técnicas de harmonização dos praticantes, para que estejam sempre em alinhamento interior e possam atender seus clientes da melhor maneira possível, sem se desgastarem pessoalmente.


Todas as técnicas compartilhadas são resultado das tradições milenares que envolvem a Geobiologia bem como de aperfeiçoamento em mais de 15 anos de prática do autor.


PROGRAMA:
1. Prática de consultoria – Procedimento de consultoria e caso prático de consultoria.
2. Estudo de casos de consultoria aprofundados
3. Resolução de dúvidas práticas de casos de alunos
4. Técnicas extras de harmonização de espaços:
· Utilizando o fluxo
· Formas geométricas
· Sons
· Imagens
· Essências vibracionais
· Essências aromatizadoras para harmonização
· Circuitos oscilantes
· Acupuntura da terra aprofundado
· Uso de elementos do próprio local para harmonizações imediatas
· Aparelhos de harmonização

5. Técnicas de Harmonização pessoal
· Exercícios Respiratórios
· Manutenção do Campo Energético
· Técnicas de Auto-Proteção
· Técnicas de limpeza energética pessoal

Informações:
Instrutor: Allan Lopes
Local - Santa Maria - RS (endereço passado aos inscritos somente)
Data:16 e 17 de Maio
Valor de participação R$ 629,00 (em 10 parcelas de 62,90, ou R$ 550,79 à vista)
Inscrição: Clique no site e acesse o PagSeguro - http://allanlopes.webnode.com/

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!


Mais informações e dúvidas: Andrea dos Santos Leandro (55) 9632.1828, andrelis.2@gmail.com


Ler mais: http://allanlopes.webnode.com/


quarta-feira, 1 de abril de 2015

1° Encontro dos Profissionais do Selo Casa Saudável



1° Encontro dos Profissionais do Selo Casa Saudável

No último final de semana de março de 2015 os Profissionais Certificados do Selo Casa Saudável se encontraram num momento especial de troca de experiências e numa explosão de idéias que são sementes para um mundo mais saudável e feliz.

Cada um dos participantes dentro da sua área contribuiu com idéias, sugestões e divisão de tarefas para que as sementes já plantadas na terra fértil floresçam. E o planeta todo seja beneficiado.

A ideia é projetar, construir, manter ambientes residências, comerciais, industriais, enfim todos esses espaços de forma saudável levando bem estar a todos que neles habitam ou convivam.

Nesse trabalho muitos aspectos estão envolvidos. No início de sua caminhada o Selo abarca vários parâmetros, tais como:

1)      Profissional Certificado
2)      Desenho arquitetônico
3)      Iluminação
4)      Qualidade acústica
5)      Qualidade de materiais
6)      Projeto hidráulico
7)      Projeto elétrico
8)      Qualidade do ar interno
9)      Paisagismo e áreas comuns
10)  Sustentabilidade
11)  Manutenção da edificação certificada

Os parâmetros levam em consideração critérios para criar e manter ambientes saudáveis para que você tenha mais qualidade de vida, ter um lar harmônico e feliz. Principalmente evitando viver num ambiente doente que possua, por exemplo, a Síndrome do Edifício Doente (denominação da Organização Mundial da Saúde) que são as enfermidades provocadas por edificações mal conservadas ou construídas.

Para que você possa viver numa casa saudável vários elementos são importantes. E estes são averiguados a partir dos parâmetros do selo tais como: qualidade do ar interno, luminosidade, campos eletromagnéticos, acústica, materiais da construção, qualidade da água, projeto arquitetônico, paisagismo, manutenção e sustentabilidade.


A concepção é ir além do construir um lar ecológico e sustentável. É você viver num lugar saudável para ter bem estar, saúde e viver feliz com aqueles que ama e convive.

Mais informações sobre o Selo Casa Saudável acesse: