terça-feira, 30 de junho de 2015

Dicas de Organização - 2



Dicas de Organização - 2

Depois que colocamos ordem na casa. Vem a segunda fase que é manter essa organização. Para tanto, é necessário estabelecer uma rotina. Que é simplesmente facilitar o seu dia a dia.

Antes de colocar o plano em prática é preciso ter uma ideia de como é sua rotina atual. Escrever no papel. Aquilo que se repete continuamente é que precisa ser levado em consideração. Então, mãos a obra:

1) Listar atividades diárias.

2) O que é prioridade?

3) O que está bom e o que precisa ser melhorado. Por exemplo: verificar atividades que se perde muito tempo. Será que poderia ser delegada? Arrumação da cama das crianças. Será que elas já não tem idade para fazer essa atividade?

4) Verificar o que pode ser alterado na rotina. Exemplo: adiantar atividades para momentos menos conturbados. Como o horário que lava as roupas.

5) Monte um quadro com as atividades. Delegue funções. Plastifique e marque com caneta que possa apagar. E iniciar a marcação toda segunda-feira. Assim, tem uma ideia do cumprimento das principais atividades. Envolve toda a família e facilita sua rotina. É importante que esse quadro fique bem a vista.

6) Não tenha somente obrigações na sua rotina. Tenha atividades de recreação e principalmente que tirem você do sedentarismo. Nem que tenha que levantar mais cedo ou fazer depois do trabalho. Meia hora por dia pode fazer uma grande diferença.

Lembre-se que a rotina pode ser uma grande aliada para sua qualidade de vida. Organize de uma forma que torne o dia a dia mais agradável e produtivo.

1000 curtidas no facebook da página do Harmonização de Espaços



Estou super feliz por chegar a marca de 1000 curtidas na página do Harmonização de Espaços.
Aqui coloco além das postagens do blog Harmonização de Espaços informações afim com o tema.
Obrigada de coração!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Citronela - repelente natural



Citronela - repelente natural

A citronela é uma planta repelente natural. Funciona também como um regulador biológico do Aedes aegypti (mosquito da dengue). Na Aromoterapia para casos de ansiedade, nervosismo e agitação. Sendo seu aroma agradável e salutar para os humanos e desagradável para os insetos.

É uma planta perene. Deve ser plantada ao ar livre, pegando bastante sol, ser bem aguado e de uma forma que o vento passe e leve seu aroma para dentro de casa de preferência. Por isso, pode ser plantada abaixo das janelas (quando possível) e na frente das portas. Forma um touceira densa. É semelhante a erva-cidreira. Possui longas folhas com bordas cortantes.

Uma receita para aproveitar por um longo período os benefícios fungicidas da citronela é: Colocar dentro de um litro de álcool algumas folhas de citronela. Deixar macerar por 20 dias e depois usar na limpeza dos ambientes. Em móveis passar com um pano úmido. No chão algumas colheres diluídas num balde de água. A casa vai ficando com um aroma agradável e com a constância do uso esse cheiro vai se impregnando nos móveis e ambiente diminuindo bastante a incidência de alguns insetos.

Mesmo as suas folhas secas podem ser usadas em cachepôs pelo ambiente em cima de móveis.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Dicas de Organização



Dicas de organização

Na vida muitas vezes temos mudanças. Muitas delas são de moradia. Ir de um lugar maior para um menor ou vice e versa. E se não se tem o dom natural de organização. A vida pode ser um caos por um longo tempo. Antes da mudança doe, venda enfim passe adiante o que não é mais útil para você ou não caberá no novo local. Reduzindo o trabalho ao organizar o novo espaço.

Alguns itens e atitudes podem fazer a diferença para organizar o lar:

- Quando se tem muitos CDs e DVDs pode-se comprar porta-CD e tirá-los das capas. Ocupa bem menos espaços ou ainda pode copiá-los para um HD Externo. Se gosta muito de alguns filmes transforme as capas em quadros divertidos para sua sala.

- Para não acumular itens além da conta evite: guardar jornais e revistas. Após ler, coloque direto na sexta de reciclagem. E evite pegar lembrancinhas e souvenires. (lembre que terá que arrumar lugar para guardá-los).

- Apostilas e informações importantes podem ficar no computador. Digitalize o que achar importante ou mantenha só a cópia digital. Se for necessário ter o material fisicamente. Compre caixas organizadoras. Identifique na caixa o que tem dentro para não perder material e nem tempo procurando.

- Use prateleiras altas para guardar itens que gosta, mas não usa diariamente. Podem ter um efeito estético e objetos que gostam ficam a vista. Desde que não fique acima da sua cabeça para dormir ou no sofá. Energeticamente não é bom ter algo acima da sua cabeça.

- Evite atulhar o ambiente. Principalmente se for pequeno. Deixe espaço para circulação. Use as paredes com prateleiras, armários aéreos, sapateiras (vide imagem) e quadros (tanto de memórias ou recordações). Se o ambiente for pequeno use cores claras. Ajudam a ampliar o ambiente.
Principalmente se o espaço é pequeno deixe a vista somente objetos de decoração e imagem que te agradam e te deixa feliz.

Criar uma rotina de organização ajuda a manter uma dinâmica mais leve no dia a dia. Cada um dos moradores podem colaborar. Assim, não fica pesado para ninguém. Vamos lá! Mãos a obra!




domingo, 7 de junho de 2015

Mini horta em casa

Fonte da imagem: http://www.paisagismobrasil.com.br/index.php?system=news&news_id=648&action=read


Mini horta em casa

Que tal preparar uma refeição em casa e alguns dos ingredientes terem sido colhidos no seu quintal? Fresquinhos, saudáveis e sem aditivos químicos. Não é nada impossível. E já que estamos próximos dos dias dos namorados, quem sabe ser um projeto em conjunto. Cuidar de uma mini horta em casa. Dividir tarefas, fazer uma atividade compartilhada. É um treino para quem quer se unir e uma boa dinâmica para quem já vivi junto há muito tempo.

Não importa se mora em casa ou apartamento. Qualquer espaço pode servir. A não ser que more num local que não recebe a luz do sol. Se mora num lugar assim, aconselho a se mudar imediatamente. Não é nem um pouco saudável para você.

A sua mini horta pode ser na janela da cozinha ou usar técnicas de reciclagem e montar uma mini horta na parede. Pode ser de temperos e quanto maior o espaço mais você pode se aventurar na sua plantação. Dependendo da planta que escolher poderá ter o agradável aroma para encantar seu olfato como a hortelã. Com ela pode fazer sucos mais gostosos e saudáveis com apenas algumas folinhas.
Então, primeiro verifique o espaço que tem para fazer sua mini horta. Depois escolha o que deseja plantar. Vá numa floricultura ou converse com alguém que já tem horta para trocar ideias e experiências. Pode pesquisar em livros e na internet. E dê o primeiro passo. Lembre-se que o vaso precisa ter alguns cuidados:

- Procure preferencial por vasos de cerâmica ou pelo menos evite plástico (se possível).

- Precisa ser perfurado embaixo para ter para onde a água escoar.

- Utilize algum elemento que ajude a não deixar a terra escorrer vaso abaixo, como manta geotêxtil ou TNT (tecido não tecido), por exemplo.

- Cascalho para drenagem.

- Acima a terra (de compostagem se tiver) ou compre terra adubada.

- Coloque com carinho suas mudas e se possível coloque uma proteção como cascas de árvores (vasos grandes) ou argila expandida para proteger a terra.

Pronto o seu vaso. Procure regar com cuidado. Nunca deixando a terra encharcada.

Existe um pouco de variações na montagem do vaso. Observe o desenvolvimento da sua planta. Quando crescer demais, está na hora de aumentar o vaso ou dividir em outros vasos.

Temperos: orégano, cebolinha, salsa, manjericão, hortelã, etc.

Flores comestíveis: verbena, malva real, amor-perfeito, calêndula, cravina, girassol, etc.

No livro PANC – Plantas Alimentícias não Convencionais de Harri Lorenzi da editora Plantarum. 

Tem uma série de plantas com receitas para você se deleitar. Talvez uma dessas plantas tenha no seu quintal. Por exemplo, sabia que dá para fazer uma receita que vão as flores do Ipê?

Assista ao vídeo abaixo que fala sobre a energia das plantas utilizadas de várias formas e no final tem dicas de como montagem um vaso com carinho.


Boa colheita!




quarta-feira, 3 de junho de 2015

Dicas para lidar com umidade



Dicas para lidar com umidade

A água é o solvente universal. Quem já não ouviu o ditado: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. A constância da água num determinado local tem seus efeitos benéficos ou não dependo dos cuidados e usos. Por isso, é importante cuidar como será a construção da sua casa. A Organização Mundial da Saúde alerta para a Síndrome do Edifício Doente e uma das causas é a má ventilação e iluminação. Pontos que são importantes para evitar umidade.

Antes de construir ou comprar/alugar um imóvel verifique quanto a umidade do terreno. A higroscopia (capacidade de absorver a umidade) das paredes e a chegada da luz natural. Assim como a água é o solvente. O sol é o higienizador universal. Ambos são importantes no ambiente, nas medidas certas.

O Feng Shui trata principalmente da circulação de energia dos ambientes. Onde a energia flui bem a saúde vigora.

Então ai vão algumas dicas para lidar com a umidade, quando já existe no ambiente ou para prevenir se o local tem tendência a ter:

- VENTILAÇÃO é a principal providencia que deve ter no ambiente. Além de ventilar possíveis pontos onde a umidade se instala. Ajuda a não proliferar a quantidade de organismos que podem ser prejudiciais a saúde se ficarem num lugar estagnado e com umidade.

- A luz solar higieniza e ajuda a equilibrar o ambiente onde podem ser focos de bactérias nesses ambientes.

- Limpe em dias secos os cômodos ou móveis que acumulam umidade. Se for um armário, por exemplo: tire tudo de dentro passe um pano com uma solução de bicarbonato de sódio e vinagre de álcool e deixe ventilar. Nem que tenha que colocar um ventilador ligado na frente do mesmo. Lave o conteúdo do armário (roupas e tecidos) e os objetos passe um pano também.

- Coloque dentro dos armários: produtos prontos para vender em mercados que absorvem umidade ou pegue um punhado de giz - coloque num saco de tule e espalhe pelo móvel.

- Una o útil ao agradável. Monte um grande vaso de sal grosso e deixe no ambiente. Absorve a umidade e você pode utilizar como enfeite.

- Procure ter janelas que deixam a luz natural entrar e o vento. Abra pelo menos uma vez ao dia para circular o ar.

Os maiores ajudantes que você terá no combate a umidade serão a boa ventilação e a luz solar. Nos períodos que os dias nublados ou chuvosos são constantes. Pode utilizar uma ajuda artificial como o ventilador e uma boa lareira. O fogo ajuda a tirar a umidade do ambiente. Com cuidado e cautela. Todos são elementos importantes para manter o ambiente agradável e se possível livre da umidade. A prevenção é o melhor remédio.

Procure construir cuidando a orientação solar. Entrada da casa voltadas para o Sul normalmente são moradas úmidas. Procure ter seus quartos e locais de longa permanência pegando o sol da manhã. Não tenha cômodos sem janela e ventilação. Principalmente banheiros que são locais úmidos por função.


Observe bem o seu lar e cuide com carinho para que sua casa não adoeça e nem seus moradores. A biologia da construção observa esses detalhes. Ao utilizar os princípios indicados seu lar será mais saudável. (mais informações em http://harmonizacaodeespacos.blogspot.com.br/2007/11/biologia-da-construo.html)

E o Selo Casa Saudável prima por essa premissa de um lar ser saudável. Dentro dos seus critérios procura-se ter esse cuidado com o ambiente. Desde o seu projeto, construção, manutenção e nos materiais a serem utilizados. Um lugar com umidade não é um lugar saudável. Saiba mais em www.selocasasaudavel.com.br.


segunda-feira, 1 de junho de 2015

Flores e plantas em casa



Flores e plantas em casa

Flores e plantas em geral representam vitalidade. É muito agradável tê-las ao redor. Principalmente no lar e nos locais que passamos muito tempo. Muitas plantas ajudam a limpar o ar que respiramos ao absorver elementos tóxicos do ambiente.

Com relação a plantas dentro de casa precisamos ter alguns cuidados como:

- Evitar plantas tóxicas, principalmente quando se tem crianças e animais dentro de casa. Por exemplo: comigo ninguém pode, espirradeira, alamanda, etc.

- Observar se as plantas que deseja são mais adequadas para ficar fora ou dentro de casa. Quais os cuidados que se deve ter: adubação, iluminação e rega.

- Evitar no quarto: plantas cheirosas (o perfume pode incomodar) e atrapalhar o seu sono. E como pegam pó (se não forem limpas) podem prejudicar uma pessoa alérgica.

Você quer ter flores que enfeitam os ambientes e também são comestíveis? Tendo uso duplo e saudável: capuchinha, begônia, tulipa, gerânio, girassol, rosas, etc. Pesquise receitas e se surpreenderá!

Plantas que tem energia de proteção dos ambientes: alecrim, espada de são Jorge, arruda, guiné, etc. Principalmente quando colocadas nos portais da casa. Orar para os seus anjos protetores ancoraram essa energia para proteger o lar.

Para atrair fortuna: Kalanchoe, dinheiro em penca, etc.

Muitas plantas e flores tem seu simbolismo e podem influenciar na escolha para se ter em casa ou não. Abaixo algumas características simbólicas do Salgueiro Chorão retirado do Wikipédia.
Simbolismo: salgueiro-chorão
Na tradição cristã uma lenda diz que o salgueiro chorão dobrou as suas ramas para esconder nelas a Virgem e o menino Jesus na fugida para o Egito. Noutra lenda, o salgueiro chora desde que um ramo seu serviu para golpear Jesus. Na Rússia e na Alemanha, no Domingo de Ramos, a oliveira é substituída, nos ramos, pelo salgueiro.
Os ramos novos, pendentes, parecem conotar tristeza e melancolia, pelo que é uma árvore muito frequente nos cemitérios. Entre as variedades cultivares encontramos o Salix babylonica 'Pendula', cujo nome faz referência a tais ramos longos e pendentes quase até ao chão e que lhe proporcionam uma copa arredondada. Teria correspondido à letra S no alfabeto dos druídas, em que as árvores, ou os seus nomes, correspondiam às letras. Depois, através de um complexo sistema de junção de sufixos e prefixos, formavam palavras, constituindo uma linguagem secreta e mágica.
Observando esta formosa árvore é simples compreender a imagem de mágico que teve noutras culturas. Na China era símbolo da imortalidade, cresce ainda que se plantar do revês. Os Chineses sacrificavam um salgueiro ao sol para reconhecer a força do astro. Primeiro chantavam uma rama na terra, junto à porta da casa, e segundo onde caísse ia ser o local da comida. Os caracteres Kanji para o salgueiro são: yang-lieu, e significam "árvore consagrada ao sol, que se planta junto das portas ao ofereceres um sacrifício". Ainda hoje na China decoram-se as portas das casas com folhas de salgueiro, durante o solstício de verão. Tem sido utilizada, experimentalmente, para recuperar águas poluídas, devido à sua capacidade para absorver e transformar poluentes em matéria orgânica.
Para alcançar a imortalidade os ataúdes cobriam-se de folhas de salgueiro. Ainda hoje, atrás do ataúde vai um ramo de salgueiro do qual penduram bandeirinhas. Chama-se Lieu-tsing, ou bandeira de salgueiro.