quarta-feira, 13 de abril de 2016

Onde você está agora?



Onde você está agora?

Onde você está agora? Sentado na sala e a cabeça no trabalho. Ou no trabalho e a cabeça em casa. Quando não estamos com a cabeça/mente onde nosso corpo físico está pode ser um problema. Em determinadas situações pode ser uma bênção. Como isso?

Num mundo agitado com mil e uma coisas acontecendo e te distraindo. Não conseguimos estar no aqui e agora. Não conseguimos foco. É possível fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo sim. As mulheres que o digam. Está no seu DNA primitivo. A questão atual é que estamos extrapolando essa premissa e o corpo e a mente estão pagando uma conta cara. Doenças, estresses, relacionamentos prejudicados gerando infelicidade e insatisfação. O que se pode fazer então? Algumas sugestões:

- Reveja sua rotina. O que pode ser reescrito. O que pode ser melhor planejado. O que pode ser eliminado. O que pode ser aumentado. No dia a dia gastamos muito tempo em coisas que não tem tanto importância e aquilo que é importante é deixado de lado. No pensamento: esperar que tal fase passe ou tal passe chegue. Faz com que viva fora do tempo. Que tal viver no aqui e agora. Curtindo cada momento.

- Para facilitar o rever da rotina. Faça uma lista. Escreva o seu dia a dia. Veja se pode levantar mais cedo para uma atividade física. Caso não tenha tempo ao longo do dia. Ou se pode incluir uma atividade extra com seus filhos no final do dia. Um momento só seu e deles.

- É preciso pelo menos um senão mais momentos em família durante o dia. Uma refeição, um bate-papo, uma brincadeira. Um momento de pura entrega e alegria. E nessa hora o resto pode esperar. Se for uma refeição. Nada de TV ou celular ligado.

- Tem muitos problemas na cabeça e não consegue pensar em outra coisa? ESCREVA. Acalma a mente. Do lado coloque possíveis soluções. Se acostume a isso. Assim, pode relaxar fazendo outras coisas. Tirou o problema da cabeça e colocou no papel. Já é meio caminho andado. Vá fazer uma atividade física ou algo que goste muito. Logo, logo a solução aparece.

O tempo é um bem precioso. Quando você está no aqui e agora. Aproveitando cada momento vivido a vida fica bem mais bela. Estou comendo – estou comendo. Estou com os amigos – estou me divertindo com os amigos. Estou no trabalho – meu foco é o trabalho.

Existem infinidade de técnicas para ajudar a ter foco no que está fazendo. O importante é parar. Olhar o horizonte. Se dar conta do quanto a vida é preciosa e precisamos aproveitá-la. Não perca tempo com bobagem. Leve um tempo para se planejar. E a vida pode ter um goste bem mais doce.


Tempo e espaço estão interconectados. Assim como estar num engarrafamento e a mente viajar para longe pode ser um alivio. Estar com seus filhos e a cabeça no trabalho pode ser um tormento. Procure estar no local certo - de corpo e mente - e que te faça mais feliz e realizado.


Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!