terça-feira, 13 de setembro de 2016

Vamos cuidar das abelhas



Vamos cuidar das abelhas

A importância das abelhas vai além do gostoso e saudável mel produzido por elas e de todos os produtos derivados que vem da colmeia. Sua relevância está no trabalho de polinização que é mais eficaz do que o realizado por outros meios seja: água, vento, borboletas ou outros animais.  Hoje em dia existe a preocupação com a grande mortandade desses pequenos e valiosos insetos.

Existem vários tipos de abelhas. Alguns até sem ferrão. Criá-las exige conhecimento e cuidados. Muitos vegetais não existiriam sem elas. Então aqui vai o meu alerta aos produtores:

- Verifiquem em que horário as abelhas fazem a polinização. Então evitem colocar os venenos na lavoura ou plantações próximas no mesmo horário. Impedindo sua morte e prejuízo para a natureza e para toda a cadeia de alimentos derivadas do seu trabalho.

- Pesquisar formas de trocar os venenos por produtos ecológicos e saudáveis tanto para a plantação quanto para a saúde de todos envolvidos no processo.

- Faça o teste numa pequena área para ver que terá retorno.

- Informe-se a respeito da diminuição das abelhas no mundo e o seu impacto. Existem outros fatores que estão provocando suas mortes. Um deles é o veneno nas lavouras.

- Existem soluções geobiologias que podem ajudar. Procure um profissional da área para orientar.


A abelha é um pequeno animal que faz toda a diferença no ecossistema. A diversidade e manutenção de muitos vegetais dependem diretamente da sua existência. Faça a sua parte!

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!