quarta-feira, 27 de abril de 2016

Livro um grande companheiro



Livro um grande companheiro

Ler um livro é como comprar uma passagem para um mundo conhecido ou até muito desconhecido. É encontrar um amigo que está sempre ali à disposição. Basta ir até a estante e lá está ele para viver novamente uma aventura.

Se você é como eu tem sempre um livro na bolsa - dando tempo para ler ou não. É quase um amigo inseparável. Se a fila vai demorar, lá está o parceiro de aguardar. Claro que hoje temos o celular com seus joguinhos, redes sociais e um mundo de acessibilidade. Mas para quem é apaixonado por um livro, o celular acaba ficando em segundo lugar. Um livro não precisa de bateria recarregável. Claro que é necessário ter claridade. Dependendo da sua concentração pode estar no meio de uma multidão que ao ingressar no mundo mágico do seu livro o mundo de fora some.
Dependendo do livro você encontra em vários tamanhos o mesmo título. Daí vai depender do seu bolso e capacidade de visão. Evite comprar livros com letra muito miúda, principalmente se tem problemas de visão.

Tenha cuidados especiais com seus livros. Mantenha limpos e bem guardados. Evite que pegue sol direto ou molhe. Tenha um marcador de página a mão para evitar dobrar folhas para não se perder na leitura. Um pedaço de papel já serve. Um bom leitor cuida com carinho do seu livro.

Caso não seja um pesquisador ou colecionador, seus livros podem viajar para as mãos de outros aventureiros. Ao ler um romance pode depois repassar para outras pessoas. Seja emprestando ou doando. As histórias ficam vivas quando lidas. Então, passe adiante para mais pessoas viverem essa aventura.


Para quem gosta de ler ir a uma livraria é como entrar numa loja de brinquedos para uma criança. Fica-se encantado com tantas opções. Imagina então quando acontece uma feira do livro como está ocorrendo agora na minha cidade – Santa Maria/RS. Existem opões para todos os bolsos e gostos. Um pequeno passeio já é uma aventura. Viva a sua e veja o quanto a vida pode ser mais colorida!

Veja os cartazes desse ano:








sexta-feira, 22 de abril de 2016

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Não aos transtornos. Sim a vida



Não aos transtornos. Sim a vida

Com os dias atulhados de atividades, situações complicadas podem gerar traumas, medos, desesperança. A vida perde a graça. Tendo em vista os transtornos que tornam nublado o horizonte da sua existência. Não se feche. Abra a mente para novas possibilidades. Caso não tenha medo de espaços abertos. Vá para onde tem sol, espaço. Olhe para a copa das árvores. Envolva-se com algo que tenha vida: Seja cuidar de um jardim, seja cuidar de um animal. Fazer uma atividade voluntária...

Permita que a vida exista na sua vida. Tudo começa com um primeiro passo. Se recolher por um tempo após algo traumático ajuda a nos tornar crisálida para em seguida nos reinventarmos e ressurgir como borboleta novamente. A semente da mudança e de um mundo melhor sempre estão dentro da gente. Apenas precisamos regá-la e nutri-la. O primeiro passo sempre é o mais difícil. Se não está fácil procure ajuda. Um terapeuta - Tomar floral – conversar com um amigo – sair para caminhar.

Quanto a florais existe uma infinidade. Muitos sistemas Florais que podem ajudar. Comece com um floral emergencial. Contem na sua essência elementos para ajudar num momento de crise ou inércia. Depois com a ajuda de um profissional pode-se fazer uma receita que deve ser tomada por pelo menos 2 meses. Cada pessoa tem o seu ritmo.

As pessoas são seres fantásticos. Muito ricos em si. Cada pessoa é diferente. Tem o seu tempo para reagir ao que acontece ao seu redor. A dor da perda ou da injustiça pode cegar e você não consegue ver que ao reagir pode ajudar a você mesmo e aos que estão ao seu redor.
Reaja. Dê o primeiro passo. Saia do quarto escuro. Venha para o sol. Nem que seja aos poucos:

- Limpar e equilibrar o corpo: Coma mais frutas e saladas. Tome bastante água. Caminhe. Pise na terra e grama de pés descalços. Faça exercícios físicos (para quem está parado a muito tempo pode ser dolorido no início, mas vale a pena o esforço). Resista, insista – sua saúde agradece.

- Equilibrar as emoções: Abrace uma árvore. Converse com um amigo. Consulte um terapeuta.

- Equilibrar a mente: Leia textos sobre assuntos que goste ou que te ajudem nesse momento. Escreva seja um diário ou para desabafar. Arrume a casa (casa organizada – mente organizada)


- Inspire – Expire e não pira. Ajuda aliviar a mente, as emoções, o corpo e a alma. É um recurso barato e totalmente a disposição. E junte a isso técnicas de meditação. Sua vida agradece!

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Onde você está agora?



Onde você está agora?

Onde você está agora? Sentado na sala e a cabeça no trabalho. Ou no trabalho e a cabeça em casa. Quando não estamos com a cabeça/mente onde nosso corpo físico está pode ser um problema. Em determinadas situações pode ser uma bênção. Como isso?

Num mundo agitado com mil e uma coisas acontecendo e te distraindo. Não conseguimos estar no aqui e agora. Não conseguimos foco. É possível fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo sim. As mulheres que o digam. Está no seu DNA primitivo. A questão atual é que estamos extrapolando essa premissa e o corpo e a mente estão pagando uma conta cara. Doenças, estresses, relacionamentos prejudicados gerando infelicidade e insatisfação. O que se pode fazer então? Algumas sugestões:

- Reveja sua rotina. O que pode ser reescrito. O que pode ser melhor planejado. O que pode ser eliminado. O que pode ser aumentado. No dia a dia gastamos muito tempo em coisas que não tem tanto importância e aquilo que é importante é deixado de lado. No pensamento: esperar que tal fase passe ou tal passe chegue. Faz com que viva fora do tempo. Que tal viver no aqui e agora. Curtindo cada momento.

- Para facilitar o rever da rotina. Faça uma lista. Escreva o seu dia a dia. Veja se pode levantar mais cedo para uma atividade física. Caso não tenha tempo ao longo do dia. Ou se pode incluir uma atividade extra com seus filhos no final do dia. Um momento só seu e deles.

- É preciso pelo menos um senão mais momentos em família durante o dia. Uma refeição, um bate-papo, uma brincadeira. Um momento de pura entrega e alegria. E nessa hora o resto pode esperar. Se for uma refeição. Nada de TV ou celular ligado.

- Tem muitos problemas na cabeça e não consegue pensar em outra coisa? ESCREVA. Acalma a mente. Do lado coloque possíveis soluções. Se acostume a isso. Assim, pode relaxar fazendo outras coisas. Tirou o problema da cabeça e colocou no papel. Já é meio caminho andado. Vá fazer uma atividade física ou algo que goste muito. Logo, logo a solução aparece.

O tempo é um bem precioso. Quando você está no aqui e agora. Aproveitando cada momento vivido a vida fica bem mais bela. Estou comendo – estou comendo. Estou com os amigos – estou me divertindo com os amigos. Estou no trabalho – meu foco é o trabalho.

Existem infinidade de técnicas para ajudar a ter foco no que está fazendo. O importante é parar. Olhar o horizonte. Se dar conta do quanto a vida é preciosa e precisamos aproveitá-la. Não perca tempo com bobagem. Leve um tempo para se planejar. E a vida pode ter um goste bem mais doce.


Tempo e espaço estão interconectados. Assim como estar num engarrafamento e a mente viajar para longe pode ser um alivio. Estar com seus filhos e a cabeça no trabalho pode ser um tormento. Procure estar no local certo - de corpo e mente - e que te faça mais feliz e realizado.


Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Curso de Reiki I


CURSO DE REIKI I
Reiki energia de cura. Alinhamento de energias que melhoram sua vida física, emocional, mental e espiritual.

Data:  24 Abr  2016 (domingo)
Horário: das 9h às 18h
Valor: R$ 250,00
Programa:
-História do Reiki
- Posições de Reiki
-Noções de corpos e Chakras
- Uso do pêndulo para diagnóstico
- Organização da sala de atendimento com Reiki 
Instrutora:
Mestre Reiki Andrea dos Santos Leandro
Endereço:
 Rua Visconde de Pelotas, 621
Esq. Silva Jardim – Santa Maria/RS
(Constelação – Espaço Psicoterapêutico)
Inscrições e informações:
(55) 9632.1828 (whatsapp)
andrelis.2@gmail.com



terça-feira, 5 de abril de 2016

Kit Meditando com a Gurizada



Kit Meditando com a gurizada

Meditar é uma atividade incrível que pode ajudar a acalmar a mente. Focar e harmonizar o mundo ao nosso redor. Aliviando o estresse. Olhar a vida por outra perspectiva. Existem várias formas de meditar. Começando com o simples prestar atenção na respiração. Ampliando para o respirar de forma calma e pausada. Com os olhos abertos, fechados ou semi-cerrados que nos permite ficar no mundo de dentro e de fora ao mesmo tempo. Esse mundo fantástico que existe dentro da gente precisa de atenção especial. Nossa mente é capaz de criar e recriar situações que irão influenciar no jeito de agir e sentir de todos.

Numa experiência nova em minha vida foi criado o “Meditando com a Gurizada”. Aprendendo desde cedo a usar a ferramenta da meditação a criança poderá se tornar um adulto mais equilibrado e harmonizado com a sua mente que refletirão em ações mais positivas em sua vida.

Gostaria de sugerir uma brincadeira ou um brinquedo para que a criança interaja e ela mesma escolha a forma de relaxar, meditar e expressar o que sua mente e coração estão sentindo. Adultos também podem usar e adaptar a sua realidade. O que vamos precisar:

- Caixa de sapato ou equivalente. Na capa fixar com colchete uma roda com as opções de relaxamento. Os demais materiais podem ser guardados dentro da caixa;


- Roda Meditando com a gurizada (imprimir imagem) num papel grosso ou colar num. Sugestão colar em prato descartável de festa.

- Imagens e figurinhas para enfeitar a caixa e deixar com as características que seu dono desejar;

- Caderno (ideal sem molas) para anotações e colar imagens e frases estimulantes de virtudes e boas ações. Pode também ser um local de registro de emoções e acontecimentos importantes;

- Pin (sino para tocar que ajuda na concentração e harmonia do ambiente);


- Língua de sogra (aquelas de festa – forma lúdica de resgatar a naturalidade da respiração);

- Bolinha de massagem;


- Óculos ou luneta para brincar de olhar o horizonte ou ver o mundo diferente. (Os óculos podem ser desses distribuídos em festas e a luneta ser feita de canudo de papel toalha) – pode render boas brincadeiras;

- Almofadinha pequena (pode usar para apoiar a cabeça numa meditação deitada ou colocar sobre a barriga para perceber o movimento da respiração);

- Objeto/brinquedo que a criança goste;

- Mandalas para pintar e material pertinente.

Vários são de reciclagem. Não precisa sair comprando tudo. Reaproveitar e criar. O mundo da imaginação não tem limites. Importante que tudo caiba dentro da caixa.

Na roda de Cura Meditando com a Gurizada as opções são:

- Meditar: parar e prestar atenção na respiração ou seguir uma meditação guiada.

- Fazer exercícios de relaxamento: yoga, atividades e brincadeiras que sejam relaxantes (no blog Meditando com a Gurizada tem indicação de livros com sugestões).

- Dançar.

- Pintar/desenhar mandalas.

- Recitar mantras: o mais conhecido de todos é OM. Frases incentivados e positivas também.

- Cantar: músicas com conteúdo que estimule bons sentimentos (Exemplo: Eu Sou a Paz, Você é a Paz, Nós somos a paz no mundo...).

- Refletir/Escrever: no caderno pode-se usar para escrever ideias, sentimentos e pensamentos;

- Conversar/desabafar: muitas vezes o que se precisa é apenas de um ombro amigo.
     
São apenas algumas opções. Pode-se ter em casa ou num pen drive uma seleção de músicas para relaxar. Usar óleo essencial ou spray com floral para tornar o ambiente mais aconchegante.

Ao escolher a opção na tampa da caixa abri-la e pegar o objeto que se encaixe no que pretende fazer. Ou simplesmente usar o que tem na caixa a seu bel prazer. São apenas gatilhos para escolhas saudáveis para relaxar, brincar, se divertir desenvolvendo o foco na sua saúde física, mental, emocional e espiritual. Experimente e depois me conte os resultados!!!

andrelis.2@gmail.com ou (55) 9632.1828 (whatsapp) com Andrea

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços