quarta-feira, 29 de junho de 2016

9 anos do blog Harmonização de Espaços



9 anos do blog Harmonização de Espaços

Não tenho palavras para agradecer esses anos compartilhando e trocando idéias com os internautas e ouvintes da rádio da qual coloco as dicas aqui. Ao longo desse tempo na Rádio Imembuí 960Hz AM e por algum período na Rádio Medianeira 1130Hz AM. Ambas de Santa Maria/RS.

Nesse período procurei dar dicas e sugestões para levar harmonia para dentro do lar. De forma a ajudar as pessoas a encontrar o equilíbrio em suas vidas. Sem exageros, com cautela e muito amor. Nesse sentido usei muito o ditado britânico: “Uma casa tem que ser limpa o suficiente para ser saudável e suja o suficiente para ser feliz.” Com colaboração e compreensão o convívio no lar e no ambiente de trabalho podem ser bem mais saudáveis.

Outra dica importante dada nesse período: uma casa organizada ajuda a ter uma mente organizada. Tudo tem o seu ponto de equilíbrio. Excesso de bagunça além de não encontrar nada pode tornar o ambiente anti-higiênico. E um local excessivamente organizado pode representar uma mente muito rígida. Busque usar ferramentas que facilitem o desenrolar da rotina no dia a dia – nichos, prateleiras e baús podem tornar o ambiente mais charmoso e organizado.

Procure ter uma decoração de coração. Com elementos que te façam bem e feliz. Seja uma foto de uma viagem incrível ou um vaso ganho de uma amiga querida. Lembrando que cada uma das peças da casa tem sua própria energia:

- Quarto do casal: intimidade (não é local para outras pessoas ficarem circulando).

- Sala: o convívio.

- Cozinha: nutrição e saúde. Quando nos alimentos bem a saúde é plena.


Muitas vezes o menos é mais. Faça com equilíbrio. Lembrando que o que você tem em excesso que está em bom estado pode fazer outro feliz. Na corrente do bem todos são felizes. Cada um fazendo a sua parte contribui-se para um mundo melhor.

GRATIDÃO!!!

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Livro de EVA do Meditando com a Gurizada





Mais uma criação do Meditando com a Gurizada - Livro feito de EVA para trabalhar meditação, valores e cuidar do mundo.



Elaborado por Andrea dos Santos Leandro

terça-feira, 21 de junho de 2016

Cuidados no inverno



Cuidados no inverno

O inverno chegou e com ele cuidados especiais precisam ser tomados. Principalmente em locais que faz muito frio. Hoje existem muitas opções para se aquecer. Desde ar condicionado, lareira e uma diversidade de modelos de aquecedores. Cada um deles com suas peculiaridades e cuidados. 

- Ar-condicionado: precisa de limpeza do equipamento pelo menos uma vez por ano e dos filtros constantemente. Sendo que esta você mesmo pode fazer. 

- Aquecedores: existem vários modelos – cerâmicos, termoventiladores, elétrico e a óleo. Sendo que esse último não queima o ar do ambiente. Cada um tem suas vantagens de esquentar, mas pode tornar o ambiente insalubre se não tiver saída de ar. Não sele o ambiente. Deixa uma passagem de ar. Seja porta ou janela entreaberta para o ar circular.

- Lareira: além do charme é quase uma terapia ficar ao redor do fogo e lidando com ele para manter a chama acesa. Preze pela segurança. Se tiver animais ou crianças pequenas use um protetor para as chamas.

A maioria dessas formas de aquecer deixa o ambiente ressacado. Tem suas vantagens para tirar o excesso de umidade normal no inverno. Mas pode ser prejudicial à saúde. Então, não se esqueça de deixar uma abertura, o ambiente precisa ventilar. Ser aberto para o ar circular.

Outro detalhe importante são cuidados básicos com a saúde como: evitar sair com o cabelo molhado em dias muito frios e ventosos. Vestir roupas confortáveis. De preferência de algodão. Em locais que a amplitude térmica é muito grande ter sempre um casaco a mão para evitar passar frio. É mais fácil tirar uma peça de roupa do que passar frio por não ter uma à mão.

Bebidas quentes além de ajudar a esquentar podem criar um clima gostoso de cumplicidade. Tomar um chá, café ou chimarrão com uma companhia agradável torna o clima frio num momento de calor humano.

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Dia do Meio Ambiente



Dia do Meio Ambiente

Dia 05 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Um termo que pode ser redundante – “meio” e “ambiente” significam a mesma coisa. Talvez para reforçar o quanto se deva cuidar da nossa casa maior. Tudo ao nosso redor é nosso lar. Quando não é cuidado cedo ou tarde pagamos o preço desse descuido.

O que você efetivamente está fazendo para cuidar do meio que vive? Sabia que pequenas atitudes podem fazer grande diferença, tais como:

- Jogar lixo na lixeira. Simples né? Não só em casa, mas na rua também. Segure o papel ou embalagem que queira jogar fora para colocar numa lixeira na rua ou na sua própria casa quando não tem por onde passa. Quanto menos lixo na rua. Menos bueiros são entupidos. Menos sujeira nos caminhos. Uma rua limpa é mais agradável de trafegar e segura.

- Cuide do seu jardim. Pode ser um único vaso de plantas. Ao emanar seu amor para essa simples planta o planeta inteiro recebe esse carinho.

- Seja cauteloso em seu consumismo. Quanto mais compramos, mais geramos desperdícios. Principalmente, quando se compra por impulso e atulhamos a casa ou ambiente de trabalho com objetos e coisas que não se precisa. Todo um gasto energético é desperdiçado nessa atitude. Uma vida mais simples pode ser bem melhor que uma vida acumulada de coisas sem sentido ao seu redor.

- Pratique a reciclagem. Seja em campanhas da cidade. Dando novos usos a objetos pela casa e até uma horta caseira pode se beneficiar de restos de castas.


Cerque-se do que ama. Cuide do seu ambiente, dos seres e principalmente das pessoas ao seu redor. Com amor, carinho, compaixão e respeito o mundo pode ser bem melhor. Tanto para você quanto para as gerações futuras. Esse é o nosso legado. Esse é o seu legado!

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Atenção Plena



Atenção Plena

Ontem assisti uma aula online do meu amigo e professor de vários cursos Allan Lopes sobre Mind Fulness ou em português – Atenção Plena. Um tema importante e que nos ajuda a resolver ou até não criarmos uma série de problemas e estresses na nossa vida.

Uma mente desatenta só nos faz perder coisas, situações e momentos especiais por não estarmos no aqui e agora. Então, queimar o arroz, bater o carro, derrubar um copo, não ouvir o que o filho ou alguém especial está falando se torna um fato constante. Pequenos acontecimentos que vão se somando e gerando o tão desagradável estresse.

Uma vez ouvi de uma psicoterapeuta que: “Alta tensão, baixa a atenção”. E com certeza por passarmos tanto tempo tensos, preocupados pré-ocupando nossa mente com possíveis problemas, com excesso de atividades, com sentimentos de culpa, angustia, raiva, inveja, e toda uma gama de sentimentos ruins a tensão aumenta. O corpo fala e até grita através de doenças o quanto estamos desatentos com a nossa saúde física, mental e emocional.

Calma! Existem caminhos. Exercitar nosso autocontrole é um deles e o caminho para isso são vários, por exemplo:

- Quando estiver fazendo algo, esteja presente. Prestando atenção ao que está fazendo. Se está cozinhando, está cozinhando e não lidando com o jardim. Claro que pode conversar. Mas ficar cozinhando e lidando com redes sociais ao mesmo tempo, já foi comprovado que resulta em arroz queimado.

- Procure fazer uma atividade que foque sua atenção somente nela. Dar uma volta no quarteirão sem música no ouvido. Só andando. Olhando o ambiente e tudo que tem a sua volta. Perceba quanta riqueza de detalhes.

- Uma ferramenta que pode utilizar é a respiração: prestando atenção no ar que entra (pelo nariz) e no ar que sai (pela boca). Devagar, com calma. Com o tempo pode acrescentar visualizar uma luz que entra e uma luz que sai.

- Outra ferramenta é a meditação: seguir as indicações de uma meditação guiada, prestar atenção na respiração. Ficar em silêncio. São vários tipos.

Você não precisa se sobrecarregar no dia a dia. Pode trabalhar em equipe mesmo em casa. Peça cooperação e delegue atividades. Todos podem ajudar.


Quando estou presente, estou consciente. Pode ser muito relaxante e não tenso. Vivendo plenamente aquele momento. Quando usamos os sentidos a percepção do mundo ao redor aumenta. A respiração entra no ritmo da vida e o fluxo segue seu caminho.

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços