terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Sementes do bem



Sementes do bem

Vamos espalhar sementes do bem da forma que for possível. Logo logo um novo ano se inicia e com ele planos e projetos para dias melhores. Seria ótimo ter em quem nos espelhar e sermos espelhos do bem para outras pessoas. De que forma isso é possível? São várias. Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença.

Em casa sendo gentil com as pessoas com quem convivemos. Fale de forma calma. Na mesma altura com quem está dialogando. Procure compreender porque ela está agindo de forma que te desagrada. Veja se você também não tem um comportamento que gere uma reação na pessoa. Observe e não julgue. Isso faz toda a diferença.

Em casa quando todos ajudam o espírito de equipe já começa a se formar. No trabalho seja gentil com os colegas. Cumprimente, sorria, seja simpático e com certeza terá essa resposta de volta.

Sugestão direta aos jornais, redes de televisão, rádios e meios de comunicação em geral. Divulgar boas práticas e ações para serem sementes do bem para nos espelhar. Noticias são importantes, mas quanto mais notícias de boas ações temos mais incentivo se tem em ajudar. De repente perto da sua casa tem uma forma de colaborar com a sociedade, se sentir útil e fazer a diferença na sua comunidade e você nem sabia. Nisso os meios de comunicação podem fazer a diferença. Ter quadros permanentes para mostrar entidades ou trabalho de pessoas que em geral atuam no anonimato com seu trabalho de ajudar o próximo.

Para quem está aposentado pode ser uma ótima forma de ajudar. Doar um pouco do seu tempo. Seja um dia por semana para ajudar uma entidade filantrópica. Todos saem ganhando. Para os estudantes fazer um estágio ou trabalho voluntário. Além do aprendizado e currículo. Ganha experiência e riqueza interna ao ajudar o próximo com o seu trabalho. Seja alegrando doentes em hospitais. Fazendo atividades de auxilio ao próximo. Sempre tem locais que precisam de mão de obra e não tem recursos para pagar.

Outro exemplo é usar de forma positiva os meios virtuais que se tem a disposição. Um grupo no whatsapp da comunidade para anunciar atitudes suspeitas na localidade ou avisar sobre um cachorrinho perdido. Essa atitude aproxima os vizinhos. Que na correria do dia a dia acabam não se relacionando. E dessa simples interação podem surgir grandes amizades e intercâmbio de boas atitudes.

Mesmo com aparentes pequenas atitudes. Fazer o bem não tem preço. Com a sociedade unida todos fazem a diferença. Faça a sua parte!


Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

10 anos do quadro Harmonização de Espaços



10 anos do quadro Harmonização de Espaços

10 anos atrás comecei a participar semanalmente no programa Espaço Aberto da Rádio Imembuí 960Hz de Santa Maria/RS com o quadro “Harmonização de Espaços”. Durante esse período ao pesquisar o que falar aprendi muito. Fiz muitas amizades e apresentei uma infinidade de dicas e sugestões para levar harmonia e bem estar para os lares e locais de trabalho dos ouvintes e de quem depois lesse o conteúdo no meu blog. Possui o mesmo nome. Foi criado no ano seguinte para que as dicas dadas ficassem a disposição para consulta.

Estar em harmonia é como andar no caminho do meio. Às vezes estamos super bem e às vezes super mal. A busca do equilíbrio é uma constante. Nesses altos e baixos a vida segue. Ela acontece. Cada detalhe é importante para nos sentirmos felizes e realizados. Cada pessoa tem um jeito de ver o mundo e se sentir em harmonia. Em geral, desejamos que a família esteja em harmonia e se sentir bem em casa e no local de trabalho.

Uma dica recorrente derivava de um ditado britânico que seguido repito: “Uma casa tem que ser limpa o suficiente para ser saudável e suja o suficiente para ser feliz”. É evitar exageros. Procurar manter a casa limpa e arrumada facilita o dia a dia. Ter uma rotina saudável e que propicie o convívio familiar e a organização da casa é o ideal. Desde que não torne o dia a dia um caos ou um extremo rigismo para ficar tudo em ordem. Gerando conflito nos habitantes da casa.

Sim a rotina é um grande aliado. Se não gosta. Procure criar uma que seja agradável e facilite o seu dia a dia. Se tem preguiça ou falta de tempo para organizar a casa. Procure viver num ambiente com menos situações que exijam arrumação. Num ambiente mais clean.

Excessos atravancam a vida. Saber o limite do que guardar ou colocar fora nem sempre é fácil para algumas pessoas. Assim como saber quando guardar coisas em excesso pode ser uma patologia. Não precisa se desesperar. Faça o teste. Vai limpando aos poucos e verá o quanto coisas novas e boas vão acontecer na sua vida.

Ao organizar a casa onde se vive. Organizamos a nossa casa interna. Nossa alma e nosso corpo físico são beneficiados. Harmonizar todos os espaços pode ser um delicioso desafio. E aí aceita?

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Desafio: Organização



Desafio: Organização

Às vezes a vida parece um caos. Não sabemos o que fazer. Nada parece se encaixar ou fazer sentido. Quem sabe colocando ordem na sua casa, sua vida também não entre nos eixos. Tenha claro que organizar ambientes nem sempre é fácil. Manter arrumado é sim o grande desafio. Quando usamos a regra de cada coisa deve ter a sua casa. Fica mais fácil organizar e manter o ambiente arrumado. Essa atitude pode ter um grande reflexo na sua vida. Quer tentar?

Para facilitar o processo tenha algumas regras em mente:

- Agrupar os itens por afinidade: roupas, roupas de cama, louça, material de higiene, material de limpeza, material de costura, brinquedos, jogos, ferramentas, etc.

- Dentro de cada peça da casa guarde os itens que sejam afins aquele cômodo para facilitar o uso. Por exemplo: material de limpeza, manutenção,  e costura podem ficar na área de serviço. Num armário, caso necessário pode colocar escrito na prateleira o que cada uma deve conter. No caso desses materiais devem ficar longe do alcance de crianças e animais.

- Pequenos itens de organização podem facilitar a vida: Porta chaves num local acessível da casa. Acostume-se a chegar a casa e colocar a chave ali. Porta bolsas e casacos. Igualmente perto da porta ou local de acesso para interior/exterior da casa.

- Agrupando itens afins. Terá como verificar o que está em excesso, estragado ou que não é mais útil. Então, pode dar um destino para aquilo que não serve mais para você na sua casa.

- Com itens perecíveis use a regra: primeiro que entra, primeiro que sai. Assim evita desperdícios e que fiquem fora da validade e se estraguem/deteriorem.

- Procure aproveitar melhor os espaços. Deixe a mão o que mais usa e guarde de acordo com freqüência os itens menos usados. Por exemplo: roupas de inverno e cobertas podem ir para a parte de cima do guarda-roupa. Caso o mesmo tenha pouco espaço.

Um fator motivacional para manter a casa organizada é que você encontra tudo com mais facilidade. Além da economia, evitando comprar itens duplicados ou desnecessários. Tem menos trabalho para arrumar a casa e a sua mente se beneficia de um ambiente em ordem e organizado. O reflexo na sua vida é muito positivo. Experimente!



Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços